Connect with us
Expansão na Educação - Mato Grosso do Sul planeja ampliar número de vagas e escolas em tempo integral Expansão na Educação - Mato Grosso do Sul planeja ampliar número de vagas e escolas em tempo integral

Notícias

Expansão na Educação – Mato Grosso do Sul planeja ampliar número de vagas e escolas em tempo integral

Published

on

Introdução

A secretaria de educação do estado de Mato Grosso do Sul tem novidades para o próximo ano letivo. O objetivo é aumentar o número de alunos matriculados na rede estadual de ensino e também o número de escolas em tempo integral.

Projeções para o Futuro

De acordo com o anúncio feito na última segunda-feira (06), a meta é atingir cerca de 205 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino. Em 2023, a rede estadual contava com 187 mil alunos, e para 2024, espera-se um aumento de 9,8%.

Advertisement

Ampliação de Vagas

A ampliação no número de matrículas será possível devido à abertura de 25 mil vagas para alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e de 19,1 mil vagas em escolas de tempo integral.

Figura 1: Aumento no número de vagas na rede estadual de ensino (Fonte: Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul)

Advertisement

Escolas de Tempo Integral

A previsão é que a rede de ensino de Mato Grosso do Sul passe das atuais 166 para 219 escolas que oferecem educação em tempo integral, chegando aos 79 municípios do estado. Além disso, o número de alunos matriculados nessas escolas deve subir de 29,6 mil para 48,7 mil estudantes que terão aulas o dia todo.

Palavra do Secretário

O secretário estadual de educação, Hélio Queiroz Daher, explica que apesar da ampliação das vagas, há limite para novas matrículas além das 205 mil esperadas.

Advertisement

> ‘O Estado não atua no limite, temos vagas disponíveis ainda’, afirma.

Desafios da Educação

Do total de alunos, 26% devem estar matriculados em escolas de tempo integral em 2024. O secretário enfatiza que o grande desafio da educação não é apenas manter o aluno na escola, mas também garantir a qualidade do ensino.

Advertisement

Vagas para o Ensino Fundamental

Devido à dificuldade das prefeituras de atender à educação básica, o Estado planeja abrir vagas para o Ensino Fundamental em 2024. Com isso, a rede estadual de ensino vai oferecer 9,1 mil vagas parciais e 16,3 mil integrais. Ao todo, serão 25,4 mil vagas no Ensino Fundamental.

Início das Matrículas

A primeira etapa, de pré-matrícula para a rede estadual de ensino, começará no dia 7 de novembro (terça-feira) e seguirá até 4 de janeiro de 2024. As matrículas podem ser feitas na Central de Matrícula na rua Joaquim Murtinho, ou por telefone, através do número 0800 647 0028, ou ainda pelo site Matrícula Digital.

Advertisement

Conclusão

Dessa forma, o estado de Mato Grosso do Sul se prepara para um grande avanço na educação. A ampliação no número de vagas e a implementação de mais escolas em tempo integral prometem melhorar a qualidade do ensino e beneficiar milhares de estudantes.

Nota: Este artigo foi escrito com base em informações fornecidas pela Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.