Notícias
Seminário sobre Política de Cuidados – Uma Prioridade do Governo Lula
O governo Lula, sob o Partido dos Trabalhadores (PT), promoveu recentemente um seminário focado na política de cuidados. Este tópico ganhou destaque após o Enem escolher a invisibilidade do trabalho, realizado principalmente por mulheres, como tema da redação.
Evento de Cooperação Brasileira e Internacional
O evento foi organizado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e a ONU Mulheres. O objetivo era expandir a agenda de cuidados no Mercosul. Este é um grande passo para o país no contexto da promoção de políticas de cuidados.
Formação de um Grupo Interministerial
O Brasil instituiu também um grupo interministerial para lidar com o tema. Esse grupo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Família e Combate à Fome, sob a liderança de Wellington Dias, e pelo Ministério das Mulheres, liderado por Aparecida Gonçalves.
Objetivo do Grupo
O principal objetivo deste grupo é elaborar, no prazo de um ano, um plano nacional de cuidados e uma política nacional de cuidados. Os assuntos que permeiam o tema incluem o cuidado de pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças, e como redistribuir a grande carga de trabalho não remunerado que recai principalmente sobre as mulheres.
O Desafio da Carga de Trabalho Não Remunerada
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2021, a principal razão para que 30% das mulheres em idade ativa não procurem emprego é a dedicação aos cuidados com filhos e outros parentes. No caso das mulheres negras, o percentual é maior, de 32%. Para os homens, a proporção é de apenas 2%.
# Conclusão
Em conclusão, o seminário promovido pelo governo Lula mostra um importante passo na direção de reconhecer e valorizar o trabalho de cuidado, principalmente realizado por mulheres. A criação de um grupo interministerial e o objetivo de formular um plano nacional de cuidados são iniciativas cruciais para combater a invisibilidade deste trabalho.
Link para a página de acesso gratuito
Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
> Este artigo foi escrito com base em informações obtidas de fontes confiáveis e apresentadas de forma imparcial e informativa.
Para informações adicionais, acesse o site