Notícias
A Jornada de Empreendedorismo de Mazé Lima – Uma História de Sucesso
Mazé Lima, a proprietária da Mazé Doces Artesanais, é uma figura emblemática na história do empreendedorismo feminino brasileiro. Sua história é uma mistura de coragem, resistência e paixão pelo que faz. A história de Mazé é uma inspiração para todas as mulheres que sonham em se tornar empreendedoras.
Início Humilde
Mazé cresceu na zona rural, onde aprendeu com a mãe vários ofícios que viriam a ser úteis mais tarde. Após perder o emprego pouco tempo após o nascimento de seu segundo filho, Mazé se viu em uma situação difícil. Foi então que ela decidiu embarcar na jornada do empreendedorismo.
O Chamado para Empreender
A inicialmente faxineira, vendo-se desempregada, decidiu transformar o ensinamento que recebeu de sua mãe em um negócio lucrativo. ‘A minha mãe sempre me direcionou para o mundo dos negócios, mas só percebi isso mais tarde”, comenta Mazé.
A Virada de Jogo
Foi a arte de fazer doces que mudou a vida de Mazé e de sua família. Ela começou a produzir doces em casa e agora possui uma fábrica que vende para todo o país.
> ‘Empreendedorismo é uma via de mão dupla. Se fosse uma via de mão única, não funcionaria. Eu gosto muito de contratar meninas e mulheres que vem do meio rural e doméstico, e eu me sinto muito honrada de poder ter a oportunidade de oferecer uma profissão e conhecimento para elas”, afirma Mazé.
Empreendedorismo Feminino no Brasil
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2022, o Brasil alcançou uma marca inédita de mulheres empreendedoras. As mulheres representam 34,4% dos empreendimentos brasileiros, o que equivale a mais de 30 milhões de mulheres à frente de negócios em todo o Brasil.
Mulheres Apoiando Mulheres
Mazé, que é de Carmópolis de Minas (MG), acredita que gerar empregos é uma missão e ‘o maior projeto social que uma pessoa pode realizar’. Ela tem um grande orgulho de poder oferecer emprego e conhecimento para outras mulheres.
Aprovação da Lei de Crédito para Mulheres
Em março de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que criou o Programa de Crédito da Mulher. O projeto de lei agora segue para o Senado.
A Importância do Empreendedorismo Feminino
A senadora Dorinha Seabra (União-TO), relatora do projeto de lei, falou sobre a importância da aprovação da medida. Ela ressaltou a força do empreendedorismo feminino e a necessidade de diminuir as desigualdades no acesso ao crédito.
> ‘É meritório incentivar o crescimento de empresas conduzidas por mulheres, pois elas contratam proporcionalmente mais mulheres que os empresários homens. É benéfico para a inserção feminina no mercado de trabalho”, disse a parlamentar.
Programas de Apoio às Mulheres Empreendedoras
Tanto o Sebrae quanto a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) possuem programas voltados para as mulheres empreendedoras. O objetivo desses programas é auxiliar as mulheres na jornada do empreendedorismo e empoderá-las na gestão de seus negócios.
A Mensagem de Mazé para as Mulheres Empreendedoras
Mazé acredita que as mulheres nunca devem deixar de acreditar em si mesmas. Ela afirma que o conhecimento é poder e que nunca devemos dar ouvidos aos ruídos, pois sempre vão nos dizer que não somos capazes, mas nós somos.
> ‘A coisa mais importante que eu aprendi e que sempre que eu posso eu falo, é acreditar em nós mesmas e procurar informação sobre aquilo que você quer fazer. Conhecimento é poder e ajuda muito, mas nunca deixe de acreditar em você e no seu potencial. Jamais dê ouvidos aos ruídos, pois sempre vão nos dizer que não somos capazes, mas nós somos, e acreditar nisso e trabalhar para o sucesso, a gente conquista isso”, ensina Mazé.
Para ouvir essa história incrível de força e inspiração, basta clicar aqui.
Fontes
Esta matéria utilizou dados retirados da ASN, MDIC e Agência Senado.
Edição
Fernanda Peregrino
Fotos
divulgação/Mazé Doces
Para informações adicionais, acesse o site