Notícias
A Invisibilidade do Trabalho de Cuidado Pelas Mulheres – O Ponto Central da Redação do Enem 2023
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, foi revelado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, o tema é ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’.
Contexto Atual e Estatísticas
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas.
> Nota: Neste ano, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres formaram um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados.
O Tema da Redação e sua Repercussão
O tema da redação deste ano traz à tona um problema estrutural na sociedade brasileira: mulheres que cuidam de familiares, de filhos, de companheiros e da casa e que frequentemente têm duplas ou triplas jornadas diárias sem opção de escolha e sem remuneração ou reconhecimento.
Opiniões dos Educadores
Professores de redação entrevistados pela Agência Brasil acreditam que o tema segue a linha de temas anteriores, chamando a atenção para uma problemática social.
Tatiana Nunes Camara
Ao ler o tema, a professora de língua portuguesa e produção textual do colégio Mopi, Tatiana Nunes Camara, comemorou:
> ‘Eu adorei. Eu acho que é bem interessante porque nós, mulheres, temos realmente tantos trabalhos e não temos reconhecimento nenhum. São tantas mulheres com tantas jornadas de trabalho dentro e fora de casa”, diz.
Noslen Borges
Para o professor de língua portuguesa Noslen Borges, da plataforma Clube do Noslen, o tema segue a linha de edições anteriores da prova.
> “Eu acho que vem dentro do histórico do Enem, que trabalha com problemáticas brasileiras, focando em grupos deixados de lado. Isso faz parte da estrutura do Enem”, diz.
Roberta Panza
A professora de redação da plataforma de estudos Descomplica Roberta Panza, enfatiza a importância dos candidatos se aterem ao que está sendo pedido na prova.
> “É muito importante que o aluno entenda a força da palavra enfrentamento. Estamos falando de combate a uma perspectiva. Tem que refletir por que é tão difícil combater a invisibilidade desse tipo de trabalho”, explica.
Propostas de Intervenção
Os estudantes precisam elaborar uma proposta de intervenção, ou seja, o que é preciso fazer para buscar uma solução para a questão.
1. Subsídios fiscais para empresas contratarem mulheres
2. Investimento público em creches públicas
3. Criação de leis que garantam subsídios a essas mulheres cujo trabalho, muitas vezes, quase nunca é reconhecido
O Enem 2023
Os participantes do Enem 2023 fazem neste domingo as provas de linguagens, redação e ciências humanas. No próximo domingo (12), os candidatos farão as provas de ciências da natureza e matemática.
O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota também pode ser usada para ingresso em universidades no exterior.
Conclusão
O tema da redação do Enem 2023 destaca uma questão social importante e desafiadora. Espera-se que os candidatos, além de produzirem uma redação de qualidade, reflitam sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil e busquem soluções para essa problemática.
Para mais informações, visite o site oficial do Inep aqui.
Para informações adicionais, acesse o site