Notícias
O Primeiro Dia de Enem – Uma Análise Profunda
No último domingo, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, tornou-se o centro de muitas emoções e expectativas como local de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Corrida Contra o Tempo
Minutos antes do fechamento dos portões, às 13 horas em ponto, alguns candidatos foram obrigados a acelerar o passo para evitar a perda da aplicação das provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação.
A Determinação de Vitor
Vitor Camargo, um jovem de 23 anos, estava entre aqueles que tentavam uma vaga pela terceira vez. Sonhando em cursar medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ele demitiu-se do emprego em setembro para se dedicar integralmente aos estudos.
‘Estou ansioso e confiante ao mesmo tempo. Meu foco tem sido total. Espero colher bons frutos’, avalia Vitor.
As Primeira-Tentantes: Bruna e Isabelle
Bruna Caroline Silva e Isabelle Focking, estudantes do segundo ano do ensino médio, também estavam presentes. Para elas, no entanto, o exame era mais um teste do que uma prova determinante.
‘Apesar de não ser uma prova definitiva para mim, estou nervosa. Eu foquei mais nas disciplinas que gosto, história, geografia e redação’, explica Bruna, que pretende cursar psicologia.
Isabelle, por outro lado, tem um sonho diferente: tornar-se ginecologista obstetra. E para lidar com a ansiedade e conhecer melhor o estilo de prova, a estudante decidiu fazer a edição 2023 do Enem.
‘É um experimento. Vai me auxiliar na edição de 2024, quando for para valer. Quero tentar medicina na UFRGS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul] ou na UFSM [Universidade Federal de Santa Maria]’, revela.
O Tema da Redação
O tema da redação deste ano foi ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’.
A Segunda Etapa
No próximo domingo (12), os candidatos enfrentarão as questões de matemática e ciências da natureza.
Considerações Finais
A ansiedade, a determinação e as expectativas dos candidatos são a prova de que a jornada para a aprovação no Enem é muito mais do que apenas uma prova. É a expressão de sonhos e aspirações, a manifestação da dedicação e do trabalho árduo e, acima de tudo, um teste de resistência e persistência.
As histórias de Vitor, Bruna e Isabelle são apenas um reflexo das milhares de outras histórias que se desenrolam em cada edição do Enem. E enquanto aguardamos os resultados desta edição, desejamos a todos os candidatos o melhor dos resultados.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.