Notícias
A invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado por mulheres no Brasil
O papel que as mulheres desempenham na sociedade brasileira é de extrema importância e ostenta várias facetas. Uma delas é a responsabilidade pelo ofício de cuidado, que muitas vezes não é valorizado nem reconhecido como um trabalho real, dando origem à invisibilidade do tema.
O Ofício de Cuidado: Uma Perspectiva Feminina
As mulheres são responsáveis por 75% do trabalho de cuidado não remunerado, de acordo com a Oxfam[^1^]. Isso ilustra a predominância do gênero feminino sobre o masculino neste âmbito. A partir dessa realidade, surgem duas questões que dificultam a resolução do problema: a atribuição de funções específicas aos gêneros e a conceitualização limitada do que é trabalho.
A Diferenciação de Gênero no Trabalho de Cuidado
A construção da individualidade varia entre homens e mulheres, já que funções diferentes são atribuídas a cada gênero. No caso do trabalho de cuidado, ele é feito principalmente por mulheres. Desde a maternidade até as tarefas domésticas, o gênero feminino assume o papel de cuidar, considerado inerente a esta parcela da população.
> ‘A produção dos papéis de gênero ocorre na medida em que há diferentes percepções dessas categorias a partir de práticas que afirmam a masculinidade e a feminilidade.’ – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
A partir dessa observação, nota-se que o cuidado é associado à mulher sem questionamento, perpetuando o problema.
Conceito Equivocado de Trabalho
Marx considerava o trabalho uma dimensão essencial da vida humana, pois é através dele que o homem cria a sua realidade. No entanto, no capitalismo, o conceito de trabalho é confundido com a ideia de emprego, que está associada à produção de bens de uso para produzir valores de troca.
Nessa perspectiva, os trabalhos que não possuem reconhecimento financeiro, como os de cuidado, são invisibilizados e considerados como função do próprio gênero. Isso demonstra que há um obstáculo para que as mulheres tenham seus esforços reconhecidos.
Superando os Desafios
Os papéis de gênero e a concepção inadequada do que é trabalho são desafios para a visibilidade do ofício de cuidado e para o reconhecimento das atividades das mulheres. Portanto, é essencial que a sociedade civil, através da organização política, crie redes de apoio que possam dividir as demandas atribuídas às mulheres entre mais pessoas, aliviando a sobrecarga vivida por essa parcela da população.
Conclusão
É esperado que o trabalho invisível não apenas seja legitimado, mas também valorizado. Além disso, o Ministério do Trabalho deve revisar a remuneração pelos serviços de cuidado, reconhecendo financeiramente esta ocupação tão importante.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.