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Capacitação de Atendimento ao Consumidor para Plano de Saúde
Em uma iniciativa inédita, o Procon/MS, vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, e a ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, unem-se para capacitar equipes de atendimento para lidar com demandas de planos de saúde.
Parceria Procon/MS e ANS
Antonio José Angelo Motti, secretário-executivo do Procon/MS, destaca a importância dessa parceria para aprimorar procedimentos e orientar melhor os consumidores.
> ‘Esta parceria inédita é muito importante para aprimorar os procedimentos e, principalmente, melhor orientar os consumidores, elevando assim o grau de resolutividade dos casos’, pontua.
Eliane Medeiros, diretora de fiscalização da ANS, também vê este como um passo significativo para tornar as informações sobre saúde suplementar mais acessíveis e fortalecer a parceria com os órgãos de defesa do consumidor.
Evento de Capacitação
O evento de capacitação acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro, em Campo Grande, uma das doze cidades selecionadas para atualizar os atendentes de Procons sobre as regras do setor.
No dia 7 de novembro, servidores do Procon/MS e da ANS estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e registrar problemas de consumidores sobre seus planos de saúde.
O Setor de Saúde Suplementar em Números
Dados da ANS de agosto indicam que existem 669.465 beneficiários de planos de saúde em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, são 275.117 pessoas com o serviço contratado, ou seja, 41,09% do total do estado.
A maioria dos contratos são coletivos, intermediados por uma pessoa jurídica como empresa, sindicato ou associação, em prol das pessoas que dela fazem parte.
Principais Demandas dos Consumidores
De janeiro a agosto, os sul-mato-grossenses registraram na ANS 172 reclamações (38,22%), 160 questionamentos sobre cobertura (35,56%) e 106 pedidos de informação (23,56%).
No Procon/MS, foram formalizadas 98 reclamações no período de janeiro a outubro. Destes, 63 registros foram relativos a cobrança/contestação (64,29%), 20 sobre contrato/oferta (20,41%) e 7 por vício de qualidade (7,14%).
Como Registrar Demandas
É recomendado que o consumidor registre sua demanda junto à operadora de saúde e obtenha um número de protocolo. Em caso de negativa ou impedimento de acesso, é possível recorrer ao Disque ANS 0800-701-9656 ou ao formulário de dúvidas e reclamações online.
O Procon/MS também está disponível por meio de formulário de reclamação no site, pelo Disque Denúncia 151 e atendimento presencial em quatro endereços na Capital.
Fonte: Governo MS
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