Connect with us
Recuperação Surpreendente da Renda Fixa em Novembro Recuperação Surpreendente da Renda Fixa em Novembro

Notícias

Recuperação Surpreendente da Renda Fixa em Novembro

Published

on

Resumo: Após um desempenho abaixo do esperado, a renda fixa referenciada ao IPCA e prefixada parece finalmente se recuperar. Em apenas dois dias de novembro, a renda fixa recuperou todas as perdas de outubro.

1. Introdução

O cenário financeiro para a renda fixa referenciada ao IPCA e prefixada no Brasil parece ter deixado para trás o seu inverno. Desde agosto, os títulos referenciados à inflação tiveram um desempenho abaixo do CDI ou até mesmo negativo. Entretanto, notícias positivas nos primeiros dias úteis de novembro já reverteram o resultado negativo de outubro. E parece que tem mais bom rendimento a caminho.

Advertisement

2. Contexto Internacional

Este movimento de recuperação dos títulos de renda fixa não é uma peculiaridade do mercado brasileiro. Os títulos públicos federais americanos de 10 anos de vencimento também recuperaram a perda de outubro nos primeiros dias de novembro.

2.1 Comunicado do FED

As taxas de juros dos títulos americanos com vencimento mais longo caíram após o comunicado do FED. O mercado reagiu positivamente ao comunicado no qual o presidente do FED, Jerome Powell afirmou que estava atento à queda de preços dos títulos de renda fixa e da Bolsa e poderia interromper a alta dos juros de curto prazo.

Advertisement

“`markdown
‘…as condições financeiras mais restritivas que vivenciamos devido às taxas de longo prazo mais elevadas, mas também a partir de outras fontes, como o dólar mais forte e os preços mais baixos das ações, podem ser importantes para futuras decisões sobre taxas’
“`

2.2 Dados Econômicos Americanos

Na sexta-feira, dados econômicos americanos apontando uma desaceleração do crescimento corroboraram a convicção do mercado de que os juros de curto prazo devem parar de subir, o que derrubou ainda mais os juros de longo prazo. A pesquisa PMI de serviços e dados de emprego mostraram números piores que o esperado, indicando essa desaceleração econômica.

Advertisement

3. Contexto Nacional

No Brasil, o COPOM na quarta-feira também confirmou a tendência de queda da Selic, favorecendo o movimento de queda também dos juros de vencimentos de longo prazo que tinham subido nos últimos três meses. No comentário do COPOM, foi deixado claro que em 31 de janeiro de 2024, a taxa Selic Meta será de no máximo 11,25% ao ano.

“`markdown
‘os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.’
“`

Advertisement

3.1 Reação do Mercado

Com estas notícias positivas no cenário nacional e internacional, o IMAB-5 e IMAB5+ se valorizaram 0,4% e 0,9% nos primeiros dois dias úteis de novembro, respectivamente. No mês de outubro, os dois índices se desvalorizaram -0,3% e -0,8%, respectivamente.

4. Conclusão

Apesar da forte alta deste início de mês, ainda resta recuperar o atraso dos meses de agosto e setembro, além da perda econômica do juro básico. Portanto, ainda há um bom prêmio nas taxas de juros e este prêmio deve ser recuperado nos próximos meses.

Advertisement

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Para mais informações, entre em contato direto comigo no e-mail. Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Advertisement

> Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Nota: O autor deste artigo não possui qualquer relação financeira com as empresas mencionadas. As opiniões expressas aqui são baseadas em informações públicas disponíveis na data de publicação.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.