Connect with us
O Paraná e sua proeminência na Indicação Geográfica O Paraná e sua proeminência na Indicação Geográfica

Notícias

O Paraná e sua proeminência na Indicação Geográfica

Published

on

O panorama da Indicação Geográfica no Brasil

No Brasil, temos atualmente 108 produtos reconhecidos pela Indicação Geográfica, compostos por 83 de procedência e 25 de origem. As IGs são divididas em duas classificações: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).

Indicação de Procedência

A Indicação de Procedência se refere a quando uma região se torna conhecida como centro de produção, fabricação ou extração de um produto específico. Isso é relacionado à tradição e reputação dos produtores. Um exemplo conhecido é o champagne, um espumante originário da região francesa de Champagne.

Advertisement

Denominação de Origem

Já a Denominação de Origem é um reconhecimento que se dá a um produto de uma determinada região, cuja notoriedade é atribuída exclusivamente às características do produto provenientes do seu meio geográfico. Um exemplo seria um mel cujo sabor e aroma únicos são influenciados pelo local onde é produzido.

O Paraná e a Indicação Geográfica

No Paraná, o primeiro produto a receber a Indicação Geográfica foram os Cafés Especiais do Norte Pioneiro, em 2015. Além disso, mais sete produtos paranaenses estão em processo de certificação no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e outros seis devem ser inscritos até o final do ano. Portanto, a estimativa é que o Paraná alcance 25 produtos certificados.

Advertisement

O processo de certificação da Indicação Geográfica

Para solicitar esse reconhecimento, o proponente deve ser uma associação ou sindicato. É necessário apresentar um dossiê contendo informações completas sobre o produto, como seu histórico, por exemplo. Esse documento deve ser protocolado no Inpi, órgão responsável por conceder a Indicação Geográfica.

O impacto da certificação

O reconhecimento de um produto impacta toda a economia. Negócios como restaurantes, lojas, hotéis, e o setor de turismo em geral se beneficiam. Além disso, o produto se torna mais atrativo para exportação.

Advertisement

Exemplos de Indicação Geográfica no Paraná

O Barreado do Litoral do Paraná

O Barreado do Litoral do Paraná recebeu a certificação de Indicação Geográfica em dezembro do último ano. O prato é feito principalmente à base de carne de gado, toucinho, cebola, louro, cominho, sal e pimenta. É servido com arroz branco, banana-maçã e laranja de acompanhamentos.

#### A importância do reconhecimento
A grande preocupação dos empresários que sempre trabalharam com o barreado era o seu reconhecimento oficial, pois assim conseguiriam preservar a sua história e seu modo de fazer e servir. Com esta certificação, a responsabilidade dessas empresas se tornou maior em relação aos clientes, funcionários e gerações futuras.

Advertisement

As Balas de Banana de Antonina

A produção de balas de banana em Antonina, litoral paranaense, rendeu a conquista da Indicação Geográfica há quase três anos. As duas fábricas existentes, Balas de Banana Antonina e Bananina, geram juntas mais de 50 empregos diretos e indiretos. A inclusão dos produtores de banana, outras 100 famílias de produtores rurais da região são beneficiadas ao fornecerem a matéria-prima para a fabricação do doce.

A visibilidade trazida pela Indicação Geográfica

A conquista da Indicação Geográfica fez com que restaurantes começassem a incorporar a bala de banana em alguns pratos. Até artesãos estão utilizando a fama do doce para incorporar a identidade visual às suas obras. O reconhecimento proporcionou mais visibilidade do produto, conquistando mercados que valorizam esse reconhecimento, onde antes não havia tanta oportunidade.

Advertisement

Em resumo, a Indicação Geográfica é uma ferramenta poderosa para a valorização dos produtos regionais, como é o caso do Paraná, que tem se destacado nesse cenário. Através desse reconhecimento, é possível preservar a história e as características únicas desses produtos, além de impulsionar a economia local e abrir portas para a exportação.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.