Notícias
Dia de Finados em Campo Grande – Uma celebração de Memória e Honra
O Dia de Finados é uma ocasião especial para lembrar e honrar aqueles que nos deixaram. Este ano, em Campo Grande, cerca de 30 mil pessoas se uniram para prestar homenagem aos seus entes queridos. Três cemitérios públicos da cidade – Santo Antônio, Santo Amaro e Cruzeiro (também conhecido como São Sebastião) – foram os anfitriões deste dia especial.
O Cemitério Santo Antônio
O cemitério de Santo Antônio, com seus 15.593 túmulos, foi um ponto de encontro para muitos. O dia foi de grande movimentação, mas graças à intervenção da Agetran, a passagem de pedestres e veículos foi facilitada.
>‘O maior fluxo de pessoas foi entre as 08h e 09h da manhã.’ – Lilson Souza, Gestor do Cemitério
O Cemitério Santo Amaro
O cemitério de Santo Amaro, abrigando cerca de 47.606 sepulturas, também viu uma grande afluência de pessoas. A vendedora de doces, Iracilda Rodrigues, foi uma das muitas que vieram prestar homenagens.
>‘É dia de acolher o coração e se inspirar em lições de pessoas que nos ensinaram e compartilharam tanto em vivência’ – Iracilda Rodrigues
O Cemitério Cruzeiro
O Cemitério Cruzeiro, ou São Sebastião, com aproximadamente 32.987 túmulos, também teve um dia agitado. Maria Roberta da Silva, que vende flores no entorno do cemitério há 25 anos, descreveu o dia como um dos mais especiais para ela.
>‘É o dia que mais vendemos flores, seguido do Dia das Mães e Pais.’ – Maria Roberta da Silva
Transporte Acessível
Em uma tentativa de facilitar o acesso aos cemitérios, a tarifa do transporte coletivo foi reduzida em 60%. Além disso, foram adicionadas três novas linhas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia.
Combate ao Trabalho Infantil
Agentes da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizaram uma ação especial de combate ao trabalho infantil durante o período de Finados.
>‘A data costuma registrar um grande número de casos de exploração do trabalho de crianças e adolescentes.’ – Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, superintendente de Proteção Social Especial da SAS
Mutirão de Limpeza
Graças ao maior mutirão já realizado pela administração municipal, os cemitérios estavam limpos e bem organizados para receber os visitantes. Banheiros químicos foram instalados e placas de identificação foram colocadas nos locais de acesso público.
Conclusão
O Dia de Finados em Campo Grande foi um dia de reflexão e comemoração. Entre visitas a túmulos, homenagens e até vendas ambulantes, o dia foi marcado por momentos de lembrança e agradecimento àqueles que já se foram. A cidade se uniu para garantir que a jornada de cada pessoa fosse tranquila e significativa.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.