Notícias
Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba – Uma Nova Perspectiva
Introdução
No dia 03 de Novembro de 2023, o Governo Federal lançou um decreto que foi uma verdadeira virada de jogo para a agricultura e a agroindústria brasileira. O Decreto Nº 11.767 apresenta o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba), que visa à promoção e coordenação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, ambiental e social sustentável.
O Que é o Matopiba?
O Matopiba é uma região que abrange microrregiões geográficas localizadas nas áreas majoritariamente de cerrado na fronteira dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O nome Matopiba é um acrônimo formado pelas primeiras sílabas de cada estado.
Objetivo do Plano
Com base nas atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais, o Plano tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida da população dessa região. Para isso, serão consideradas algumas diretrizes:
1. O desenvolvimento agropecuário com base na sustentabilidade agroambiental e gestão territorial,
2. O desenvolvimento e aumento da eficiência da infraestrutura logística,
3. A ampliação e fortalecimento das atividades por meio da implementação de instrumentos de fomento e financiamento.
A Implementação do Plano
A implementação do Plano será coordenada por um comitê responsável, presidido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O comitê será composto por um representante de cada um dos seguintes ministérios: Casa Civil, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Integração.
Projeções para o Agronegócio
Um estudo intitulado Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33 mostrou que a região Matopiba tem uma dinâmica diferenciada de crescimento agrícola. Espera-se que a produção de grãos aumente 37% nos próximos dez anos, chegando a 48 milhões de toneladas.
Crescimento Baseado na Produtividade
Nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas para 35 milhões de toneladas. O crescimento da região deve ocorrer baseado na produtividade.
Principais Produtores de Grãos
Com 337 municípios, os principais produtores de grãos do Matopiba são: Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério, na Bahia, Balsas e Tasso Fragoso, no Maranhão, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí, no Piauí, e Campos Lindos, no Tocantins.
Elaboração do Estudo
O estudo foi elaborado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Conclusão
O Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba é uma iniciativa louvável que promete trazer grandes benefícios para a região e para o país como um todo. Estaremos acompanhando de perto as próximas etapas deste importante projeto.
Informações à Imprensa
Danilly Nascimento
[email protected]
> Nota: Este artigo é uma reinterpretação criativa de informações encontradas em uma série de artigos de referência. Nenhuma informação foi copiada diretamente das fontes.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.