Notícias
CUT 40 Anos – Capacitando as Novas Gerações para o Futuro do Movimento Sindical – CUT – Central Única dos Trabalhadores
Introdução
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é um marco no movimento sindical brasileiro. Com quatro décadas de existência, a organização tem sido pioneira na criação de estratégias de articulação, negociação e luta por melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores do país. Uma das chaves para o sucesso da CUT é a sua política de formação, que visa capacitar os seus líderes para que possam atuar de maneira eficaz na defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.
A Formação na CUT
A CUT valoriza a formação de seus líderes. Por meio de sua Secretaria de Formação, a Central oferece cursos, palestras e debates para que seus dirigentes possam aprimorar sua atuação sindical. A Secretaria Nacional de Formação é responsável por executar a Política Nacional de Formação, que é deliberada a partir dos espaços de decisão das plenárias e dos congressos da CUT.
No 14º CONCUT, que será realizado em outubro, serão deliberadas novas resoluções em relação aos eixos estabelecidos pela Central, e a formação é estratégica nesta organização.
Figura 1: Rosane Bertotti, secretária de Formação da CUT Nacional.
A Importância da Formação na Criação da CUT
Segundo Rosane Bertotti, secretária de Formação da CUT Nacional, a formação foi fundamental para a criação da CUT. ‘Para a CUT chegar aos seus 40 anos, antes foi feito um processo formativo para a realização do congresso de 1983 Conclat, que culminou com a criação da nossa Central’, conta.
> ‘Tivemos dirigentes presos, outros tombaram e quando a gente olha para a história de luta do Brasil, da democracia, a gente percebe os sinais, a importância da participação da CUT porque essa Central já nasceu defendendo os interesses imediatos e históricos dos trabalhadores e das trabalhadoras’ – Rosane Bertotti
A Política na Formação
Bertotti destaca que a CUT sempre teve uma posição política e ideológica bem definida, pautando seu processo formativo a partir da luta de classes. ‘A eleição de Bolsonaro mostra como a formação é um espaço de resistência e luta, de como a organização da CUT é forte’, diz.
Ela entende que o papel da formação é contribuir na ação e na estratégia de ‘reencantar’ e trazer as pessoas para a luta sindical. ‘A formação tem o papel de fazer o debate para a reflexão, é também um espaço para a crítica, a avaliação e a elaboração. É avaliação e elaboração, a formação é sempre um vai e vem’, diz.
A Formação na Prática
Patrícia Macário, professora de educação básica de São João do Rio do Peixe, cidade de 18 mil habitantes que fica a 480 km da capital do estado da Paraíba, atua há oito anos no movimento sindical e é também secretária de Formação da CUT-PB.
‘Os cursos me deram uma base sólida para atuar no movimento sindical, mas o que mais gostei foi o de negociação coletiva. Esse curso me preparou para representar os trabalhadores em negociações’, diz Patrícia.
Parcerias Internacionais
A CUT é reconhecida mundialmente por toda a sua trajetória de lutas e também pela qualidade do seu processo formativo. Atualmente, existe uma parceria entre a CUT e a DGB (central sindical da Alemanha) no projeto ‘Educação sindical e organização de jovens trabalhadores no Brasil’.
Desafios para o Futuro
O mundo do trabalho está em constante transformação. Segundo Rosane, a CUT está atenta em como representar, como avançar, dialogar essa pauta e de como trazer esses trabalhadores para organização sindical.
‘A formação tem que estar ligada, incluída nesta realidade que a gente está vivendo e, principalmente, que tenha um processo de trazer os trabalhadores ao movimento sindical, e a partir disso consiga avançar na luta dos trabalhadores e das trabalhadoras’, conclui.
Conclusão
A CUT, com seus 40 anos de existência, tem demonstrado o poder da formação na luta pelos direitos dos trabalhadores. Através da educação, a Central tem capacidade de mobilizar a classe trabalhadora, criando líderes capazes de negociar e lutar por melhores condições de trabalho e de vida.
—
Leia mais sobre os programas e cursos da Formação AQUI
Para informações adicionais, acesse o site