Notícias
Twitter – Uma revolução na coleta de dados dos usuários
O famoso passarinho azul do Twitter, uma das principais redes sociais do mundo, passou por uma transformação recente. Agora, o ícone que representa a rede social é um ‘X’ branco sobre um fundo preto. Mas as mudanças não param por aí.
Mudanças nas políticas de privacidade
No início de outubro, o Twitter anunciou uma atualização importante em suas políticas de privacidade. A partir de 29 de setembro, a rede social poderá coletar e utilizar diversas informações de seus usuários, incluindo dados biométricos e histórico de emprego.
Na página de políticas de privacidade, o Twitter afirma que, assim que as novas medidas entrarem em vigor, poderá usar informações biométricas, como fotos do rosto do usuário, baseado no ‘consentimento’ e ‘para fins de proteção, segurança e identificação’.
Coleta de dados de emprego
Outra grande mudança é a possibilidade de coletar diversas informações relacionadas ao emprego dos usuários. Isso inclui histórico de trabalho, histórico educacional, preferências de emprego, competências e capacidades, atividades de busca de emprego, entre outras.
O Twitter planeja utilizar essas informações de maneira semelhante ao LinkedIn. Isso significa que pretende ‘recomendar possíveis empregos, compartilhar com potenciais empregadores quando se candidata a uma vaga, permitir que os empregadores encontrem potenciais candidatos e mostrar publicidade mais relevante’, de acordo com a página de políticas de privacidade.
Aquisição da Laskie
Segundo a Bloomberg, o Twitter adquiriu a Laskie, uma plataforma tecnológica de busca de emprego, no ano passado. Embora os detalhes financeiros da aquisição não tenham sido revelados, essa foi a primeira transação sob o comando de Musk.
O bilionário Elon Musk comprou a rede social no ano passado por US$ 44 bilhões. Ele já havia afirmado que pretende tornar a plataforma ‘polivalente’.
Conclusão
Essas mudanças representam um grande passo para o Twitter, que parece estar se transformando em uma plataforma mais complexa e versátil. Resta saber como os usuários reagirão a essas mudanças e como elas impactarão o uso da rede social.
Ainda há muitas perguntas a serem respondidas, mas uma coisa é certa: o Twitter está se reinventando. E essa reinvenção pode ser a chave para garantir sua relevância nos próximos anos.
Para informações adicionais, acesse o site