Notícias
Chegada de carros elétricos e híbridos no Espírito Santo – Uma análise
O Espírito Santo está se posicionando como o principal ponto de entrada para veículos elétricos e híbridos no Brasil. Isso se deve, em grande parte, à chegada do MV Green Kemi, um dos navios mais modernos do mundo e com menor emissão de carbono.
A chegada do MV Green Kemi
O MV Green Kemi, vindo do porto de Taicang, no leste da China, atracou no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) em 29 de julho, trazendo 2.800 veículos híbridos e elétricos das montadoras chinesas GWM (Great Wall Motors) e BYD (Build Your Dreams).
O Espírito Santo e os veículos elétricos
O Espírito Santo tem se destacado no setor automotivo, atraindo grandes grupos empresariais. Uma de suas vantagens competitivas é o ambiente econômico favorável ao comércio exterior.
A reunião com a BYD
Em julho, o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, se reuniu com o CEO da BYD, Tyler Li. A BYD é a maior produtora mundial de veículos elétricos e híbridos e demonstrou interesse no complexo portuário capixaba para a logística de abastecimento do mercado nacional e para futuras operações de exportação.
O interesse da GWM
O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador receberam o CEO Americas da GWM, James Yang, e o diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos. A montadora chinesa demonstrou interesse nos benefícios tributários regionais e na possibilidade de usar o Porto de Vitória para futuras exportações de seus veículos.
A operação de desembarque China x Vila Velha
A expectativa é de que o Espírito Santo receba 15 mil carros até o final do ano, segundo a empresa de transporte marítimo Cosco Shipping. A inauguração da atividade foi acompanhada pelo vice-governador e pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.
A importância da operação
Ricardo Ferraço destacou a importância da operação para o desenvolvimento do Estado. Ele enfatizou que a atividade portuária e o comércio exterior são fundamentais para o crescimento do Espírito Santo.
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE)
O Estado conta agora com uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, gerida pela iniciativa privada e que oferece benefícios fiscais específicos. Ferraço salientou que a ZPE é mais um atrativo que deve aquecer a economia capixaba, atraindo grandes grupos empresariais e gerando demanda por mão de obra regional.
A visão do prefeito
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, considerou a chegada dos veículos um momento histórico para a cidade. Ele ressaltou o trabalho conjunto do Governo do Estado e do município para promover o desenvolvimento econômico.
Destino dos veículos
Os veículos elétricos e híbridos que chegaram no Estado serão distribuídos nos mercados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília.
Conclusão
A chegada dos veículos elétricos e híbridos no Espírito Santo marca um importante passo no desenvolvimento do setor automotivo do Estado. Com a expectativa de receber mais 15 mil carros até o final do ano, o Espírito Santo se posiciona como um importante player no mercado de veículos elétricos e híbridos.
Para mais informações, entre em contato:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Leo Junior
(27) 99999-9422
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
[email protected]
Para informações adicionais, acesse o site