Notícias
Lula Defende o Microcrédito para o Desenvolvimento Econômico
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um evento recente, destacou a importância do microcrédito para a promoção do desenvolvimento econômico. Ele acredita que os bancos não devem ter receio de conceder empréstimos aos mais pobres.
O Evento
O evento, realizado em Fortaleza, comemorou os programas de microcrédito do Banco do Nordeste. Lula destacou a baixa inadimplência desses programas, o que, para ele, indica que é seguro conceder empréstimos a pessoas de baixa renda.
A Importância do Microcrédito
‘É necessário persuadir a maioria dos economistas do Brasil que isso é viável’, disse Lula. Ele ressaltou que o Brasil precisa garantir que todas as pessoas, independentemente de sua situação econômica, tenham acesso a oportunidades de crescimento.
O Papel do Estado
Lula acredita que é papel do Estado, através de seus bancos públicos, fornecer suporte a essas pessoas. Ele argumenta que há milhões de pessoas no Brasil que desejam ser empreendedores e trabalhar por conta própria.
Distribuição de Riqueza
Com o crescimento econômico, Lula acredita que essa riqueza deve ser distribuída. Ele se comprometeu a aumentar os recursos para investimento no país.
Dados dos Programas de Microcrédito
Agroamigo
O Programa Agroamigo, voltado para agricultores familiares, atende 1,3 milhões de produtores rurais com microcrédito. Desde sua criação, o programa aplicou mais de R$ 29,3 bilhões em 7,2 milhões de operações contratadas.
Crediamigo
O Crediamigo é um programa de microcrédito urbano para pequenos empreendedores. Atualmente, atende cerca de 2 milhões de pessoas em quase 2 mil municípios na área de atuação do BNB. Em 25 anos, o programa já emprestou R$ 113,2 bilhões em 55,6 milhões de operações.
Crédito Orientado
Paulo Câmara, presidente do BNB, destacou que o propósito dos programas é a inserção social, o aumento da renda familiar e a melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas e rurais. Ele ressalta que o microcrédito do BNB sempre vem acompanhado de orientação.
Inadimplência
Câmara menciona que a inadimplência era uma preocupação do banco quando criou o Crediamigo, há 25 anos. Contudo, com o crédito orientado, a inadimplência foi minimizada, mantendo-se abaixo de 3%.
Visita de Lula ao Nordeste
Lula está no Nordeste desde quinta-feira (31), quando lançou o Programa Brasil sem Fome, em Teresina (PI). Ele também visitou a obra do Ramal do Apodi, em Luis Gomes (RN), uma das estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Conclusão
Lula defende fortemente o microcrédito como uma ferramenta para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico. Ele acredita que o Estado, através de seus bancos públicos, deve desempenhar um papel ativo na promoção do microcrédito para pessoas de baixa renda.
Para informações adicionais, acesse o site