Notícias
Dados do Emprego nos EUA das Oportunidades de Emprego em Agosto
Estados Unidos, a maior economia do mundo, se mantém em uma trajetória de expansão. Em agosto, o país gerou 187.000 novos postos de trabalho, superando as expectativas do mercado. Acompanhe neste artigo uma análise detalhada desses dados.
Expectativas do Mercado
As previsões do mercado, de acordo com uma pesquisa realizada pela Bloomberg, apontavam para a criação de cerca de 170.000 vagas em agosto. No entanto, o país superou as expectativas, com a geração de 187.000 novos empregos.
Taxa de Desemprego
A taxa de desemprego nos Estados Unidos registrou um leve aumento, passando de 3,5% em julho para 3,8% em agosto. Apesar do aumento, a taxa continua em um nível relativamente baixo, o que indica a manutenção de uma economia forte.
Setores que Mais Contrataram
Os setores que mais contribuíram para o aumento na criação de empregos foram os de saúde, lazer e hospitalidade, além dos setores de construção e assistência social. Estes setores continuam impulsionando o crescimento do emprego no país.
Reação do Mercado
Após a divulgação dos dados, os índices futuros de Wall Street, que já apresentavam alta, mantiveram-se positivos. A avaliação predominante entre os investidores é de que o leve aumento na taxa de desemprego possa desencorajar o Federal Reserve (o banco central dos EUA) a aumentar ainda mais as taxas de juros.
Revisão dos Dados de Junho e Julho
Os números de criação de empregos dos meses de junho e julho foram revisados para baixo. Em junho, o número de empregos criados foi de 105.000 (contra 185.000 inicialmente reportados) e em julho foram criados 187.000 empregos (contra 157.000 inicialmente reportados).
Crescimento dos Salários
Os salários nos Estados Unidos apresentaram um crescimento de 0,2% em relação ao mês anterior, abaixo do aumento de 0,3% esperado pelo mercado.
Influência Sobre a Política Monetária do Federal Reserve
Os dados de emprego são acompanhados de perto pelos investidores, que buscam pistas sobre a possível direção da política monetária do Federal Reserve. Com a manutenção do crescimento do emprego, o Fed pode optar por manter as taxas de juros no mesmo patamar para evitar um superaquecimento da economia.
Dados do Setor Privado
Em agosto, as empresas americanas criaram o menor número de empregos em cinco meses, segundo dados do ADP Research Institute. Foram criadas 177.000 vagas, após revisão do indicador anterior para 371.000 em julho.
Produto Interno Bruto
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou crescimento de 2,1% no segundo trimestre de 2023, de acordo o Departamento de Comercio do país. O resultado ficou abaixo da primeira previsão do indicador, que era de crescimento de 2,4%, e também veio menor do que a estimativa de analistas do mercado financeiro.
Conclusão
Apesar de alguns sinais de desaceleração, a economia dos Estados Unidos continua avançando, impulsionada pela força do mercado de trabalho e pela resiliência dos consumidores. Isso tem levado muitos economistas a adiarem suas previsões de recessão ou a descartá-las completamente.
Para mais análises, confira:
PIB do Brasil cresce 0,9% no 2º trimestre, acima das expectativas
Para informações adicionais, acesse o site