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Luiz Seabra - Fiquei chocado com a linguagem da indústria da beleza"" Luiz Seabra - Fiquei chocado com a linguagem da indústria da beleza""

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Luiz Seabra – Fiquei chocado com a linguagem da indústria da beleza””

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Introdução

Nos idos de 1966, um jovem economista chamado Luiz Seabra começou a trabalhar em um pequeno laboratório de cosméticos em São Paulo. Ele logo percebeu a linguagem utilizada pela indústria da beleza e ficou chocado. Seabra acreditava que termos como ‘anti-tempo’ e ‘anti-idade’, usados frequentemente nos rótulos dos produtos, eram não apenas mentiras de marketing, mas também um desserviço – principalmente para as mulheres. Na visão de Seabra, a negação do direito ao envelhecimento era, na verdade, uma negação da vida.

Primeiros Passos

Em 1969, aos 27 anos, Seabra foi convidado a se tornar sócio do laboratório onde trabalhava, ajudando a transformá-lo em uma produtora e varejista de produtos de beleza que atuasse de maneira diferente. Naquele mesmo ano, a companhia foi batizada de Natura. Os primeiros passos da empresa foram dados em uma pequena loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Quatro anos mais tarde, a Natura passou a adotar o modelo de venda direta, que se mantém como o principal até os dias atuais.

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A Mente por trás da Natura

De acordo com Seabra, a interação entre a mente e o corpo que os cosméticos poderiam proporcionar sempre o encantou. Durante sua adolescência, ele trabalhou como calculista de custos indiretos na gráfica onde seu pai trabalhava. Logo após, recebeu uma proposta para ser trainee no departamento de pessoal da Remington, uma empresa que vendia barbeadores elétricos. Aos 19 anos, Seabra se tornou chefe e, aos 21, superintendente.

Origem Humilde

Filho de uma costureira, Seabra sempre teve uma conexão com o ‘feminino atarefado’. Ele passou a maior parte de seus primeiros anos de vida no colo de sua mãe enquanto ela costurava. Este contato íntimo e constante com o esforço e a dedicação feminina moldou sua visão de mundo e o inspirou a criar uma empresa que valorizasse não só a beleza, mas o tempo e a vida.

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O Crescimento da Natura

Hoje, Seabra detém 14,8% da Natura, uma empresa avaliada em R$ 21 bilhões na Bolsa de Valores. Ele acredita que o sucesso da empresa se deve à combinação entre o lado racional da indústria com as estruturas altamente emocionais das forças de vendas. Na sua visão, a Natura é um fenômeno coletivo e foi a partir do feedback de suas consultoras que a empresa criou algumas de suas linhas de produtos mais icônicas.

A Linha Chronos

Um exemplo do sucesso desta abordagem é a linha Chronos, lançada em 1986. No início, muitos consideraram uma loucura colocar o ciclo de idade dos clientes nas embalagens, como a Natura fez com essa linha. Mas o objetivo era justamente combater os estereótipos e celebrar o tempo, adequando os diferentes ciclos de vida às formulações dos produtos.

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Lições de Vida

Nascido em meio à Segunda Guerra Mundial, Seabra aprendeu desde cedo que a vida pode ser perigosa, mas que é sempre possível encontrar caminhos. Ele acredita que a esperança é determinante em nossa existência e que, por mais que existam riscos e ameaças, sempre há lugar para a esperança.

Conclusão

Em uma entrevista para o podcast The Business of Life, Seabra compartilha suas histórias e visões de vida. Entre os entrevistados em episódios anteriores, estão Pedro Bial, Abilio Diniz, Nora Ronai, Roberto Medina, Nelson Motta, Regina Casé, Luiza Trajano e Wagner Moura. Veja a lista completa.

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O programa também está disponível em VideoCast :

A história de Seabra é uma inspiração para aqueles que acreditam na capacidade da beleza e do tempo de transformar vidas. Ele mostrou que é possível criar uma empresa de sucesso que valoriza a vida e celebra o tempo, ao invés de negá-los.

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Para informações adicionais, acesse o site

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