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Formação de Professores em Comunicação Verbal e Não Verbal para Alunos com TEA
Em parceria com a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), a Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoverá um seminário sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta iniciativa se destina principalmente aos educadores da educação infantil e terá lugar na Fundação Lar Harmonia, em Piatã.
A Importância da Comunicação
A comunicação desempenha um papel crucial no desenvolvimento de crianças com TEA. Neste contexto, a fonoaudióloga e mestre em tecnologias em Saúde com tese em autismo, Laura Ferraro, liderará a discussão sobre ‘A Importância da Comunicação Verbal e Não-Verbal para o Educando com TEA’.
Comunicação Verbal e Não-Verbal
A comunicação verbal se refere à utilização de palavras e sons para expressar significados e sentimentos. Por outro lado, a comunicação não-verbal envolve a utilização de gestos, expressões faciais, e linguagem corporal. Ambas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências comunicativas em crianças com TEA.
Objetivos do Seminário
O seminário tem como objetivo principal fornecer aos professores conhecimentos e ferramentas para lidar efetivamente com alunos com TEA. Além disso, visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância de identificar os primeiros sinais do TEA e de intervir de maneira eficaz.
Conhecimento e Sensibilização
O conhecimento e a sensibilização são dois pilares fundamentais para a inclusão efetiva de alunos com TEA. O seminário pretende proporcionar ambos, por meio do compartilhamento de informações e da promoção da empatia e compreensão.
A Perspectiva da Smed
A gerente de inclusão da Smed, Patrícia Anacleto, enfatiza a importância desta atividade. Ela afirma que o seminário visa psicoeducar e orientar os professores da educação infantil quanto à importância da comunicação verbal ou não verbal do educando com espectro autista para o desenvolvimento da aprendizagem.
Desenvolvimento da Aprendizagem
A comunicação efetiva é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TEA. Ao entender melhor os mecanismos e técnicas de comunicação verbal e não-verbal, os professores poderão oferecer aos seus alunos os recursos e estímulos adequados e suficientes.
Inclusão Equitativa e Eficaz
A inclusão de alunos com TEA é um direito, e é responsabilidade das instituições de ensino garantir que ela seja equitativa e eficaz. Com a formação adequada, os professores estarão mais preparados para assegurar que isso aconteça.
Conclusão
O seminário sobre comunicação verbal e não-verbal para alunos com TEA é uma iniciativa importante para a formação de professores e para a inclusão efetiva destes alunos. Espera-se que, através desta atividade, os educadores estejam mais preparados para lidar com os desafios e as particularidades do ensino para alunos com TEA, contribuindo assim para uma educação mais inclusiva e equitativa.
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Referências
Site da Secretaria Municipal da Educação
Site da Associação de Amigos do Autista da Bahia
Artigo sobre a Importância da Comunicação Verbal e Não-Verbal
Para informações adicionais, acesse o site