Connect with us
Histórico! Paraná alcança marca de 3 milhões de empregos formais Histórico! Paraná alcança marca de 3 milhões de empregos formais

Notícias

Histórico! Paraná alcança marca de 3 milhões de empregos formais

Published

on

O Paraná registra um feito histórico em sua economia. Desde o começo de 2023, o estado gerou um saldo de 77 mil novas oportunidades de trabalho, atingindo a marca notável de 3 milhões de pessoas empregadas formalmente. Tal desempenho coloca o Paraná em um lugar de destaque no cenário nacional como um polo de empregabilidade de grande importância.

Crescimento constante em emprego e renda

Segundo Mauro Moraes, secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, o Paraná tem demonstrado um crescimento constante no que diz respeito a emprego e renda. ‘Os dados confirmam que o ambiente econômico do Paraná tem gerado um dos melhores desempenhos do país. Estamos entre os quatro estados que mais empregam no Brasil. Na região Sul, nos destacamos dos demais estados com a redução da nossa taxa de desocupação. Isso mostra que o Paraná está se tornando cada vez mais atraente para vagas de emprego e, atualmente, é um dos grandes polos empregatícios do Brasil’, destaca Moraes.

Advertisement

Paraná lidera geração de empregos no Sul

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná foi o estado que mais gerou novos empregos na região Sul do país de janeiro a julho deste ano. O saldo do estado no acumulado do ano supera o de Santa Catarina (63.660) e do Rio Grande do Sul (50.401). No ranking nacional, o Paraná ocupa a quarta posição, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ultrapassando a marca de 1 milhão de admissões

Nos primeiros sete meses do ano, o Paraná ultrapassou a marca de 1 milhão de admissões com carteira assinada. Somente no mês de julho, 143.393 pessoas foram admitidas em vagas formais de trabalho no Paraná. Nesse período, o saldo de novos postos de trabalho foi de 7,1, enquanto Santa Catarina gerou 2.220 novas vagas e o Rio Grande do Sul teve saldo negativo, com perda de 2.129 postos de trabalho.

Advertisement

Aumento de 2,4% no estoque de empregos formais

No acumulado do ano em 2023, o estoque de empregos formais do Paraná registrou um aumento de 2,4%, saltando de 2.929.998 pessoas empregadas com carteira assinada em janeiro para 3.000.791 trabalhadores formais em julho.

Menor taxa de desemprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) que apontaram que a taxa de desemprego do Paraná está em 4,9%, o menor índice em quase dez anos. O estado também apresenta a terceira melhor taxa de formalidade do Brasil, com 81,3% de empregados com registro em carteira. A proporção aumentou 0,9 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano, quando era de 80,4%.

Advertisement

Esforço para atender a meta estabelecida pelo Governador

Segundo Mauro Moraes, ‘os números da empregabilidade no Paraná refletem todo o esforço da Secretaria do Trabalho em atender a uma meta estabelecida pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior, que é transformar nosso estado no maior celeiro de empregos do país. E os dados do CAGED apontam que estamos no caminho certo’.

Conclusão

O Paraná tem se destacado não só regionalmente, mas também nacionalmente, como um dos estados brasileiros com maior geração de empregos formais. O esforço da Secretaria do Trabalho em cumprir a meta do Governador, juntamente com um ambiente econômico favorável, tem contribuído para esse avanço. Com a taxa de desemprego mais baixa em quase dez anos e uma alta taxa de formalidade, o Paraná mostra que está no caminho certo para se tornar o maior celeiro de empregos do Brasil.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.