Notícias
Raquel Lyra aposta no diálogo direto com a população para definir o Plano Plurianual 2024-2027
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause e secretários de estado, iniciou na última sexta-feira (1), as plenárias do projeto Ouvir para Mudar. A iniciativa busca levantar as principais demandas da população pernambucana para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
> ‘Estamos comprometidos em colocar a população no centro das decisões. Queremos ouvir as necessidades de todos, seja na educação, na segurança, na saúde, na infraestrutura. Sabemos que mudar não é fácil, mas estamos dispostos a encarar esse desafio’, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A voz do povo
Durante o evento, que aconteceu na Erem Professora Evanira de Souza Dias, em Petrolina, foram apresentadas ao governo as principais demandas da população. Entre as mais citadas, estão a necessidade de políticas públicas para mulheres em áreas rurais, a criação de uma casa Funase feminina, a retomada da Transnordestina, a redução do rodízio de água na zona rural, a melhoria das estradas e vias rurais, bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio e a conexão de internet de qualidade nas escolas.
Água para todos
Um dos pontos considerados mais urgentes foi a questão do acesso à água. Claudia Ferreira, representante da sala que tratou sobre Água e Habitação, pediu que o governo priorizasse a questão.
> ‘Precisamos garantir que todas as famílias tenham acesso a água de qualidade. Não basta apenas planejar, precisamos que esses planos saiam do papel’, destacou Claudia.
Apoio local
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a presença da iniciativa na cidade e afirmou que esse é o momento da população ser ouvida.
> ‘Estamos bastante otimistas com essa abertura para o diálogo. Acreditamos que a governadora conseguirá colher informações valiosas para o sucesso de sua gestão’, disse o prefeito.
Planejamento para o futuro
O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, explicou que o PPA será enviado para a Assembleia Legislativa em outubro e irá orientar os projetos orçamentários de 2024 até 2027.
Gratidão
Leane Alvez, moradora de Petrolina, aproveitou o momento para agradecer as iniciativas que já foram realizadas pelo governo estadual.
> ‘Quero agradecer pela melhoria das estradas dos projetos irrigados. Agora, os produtores poderão escoar suas frutas com mais facilidade’, comentou Leane.
Demandas da População
Confira algumas propostas apresentadas pela população:
1. Segurança e cidadania:
– Políticas públicas para as mulheres que moram na zona rural,
– Criação de uma casa Funase feminina,
2. Infraestrutura e dinamismo econômico:
– Estímulo e desenvolvimento de novas empresas para gerar empregos,
– Retomada da Transnordestina,
3. Água e habitação:
– Ampliação das estruturas de água e saneamento,
– Redução do rodízio de água na zona rural,
4. Educação, cultura, ciência e tecnologia:
– Bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio,
– Apoio para utilização da Lei Paulo Gustavo,
– Conexão de internet de qualidade nas escolas,
5. Agricultura e meio ambiente:
– Implementação do programa de educação no campo e extensão rural,
– Melhorias das estradas e vias rurais,
6. Saúde e qualidade de vida:
– Criação de serviço de urgência de oftalmologia e gastroenterologia,
– Atendimento especializado para crianças com neurodiversidade.
Para se informar mais sobre a política do nosso estado, clique aqui e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.