Connect with us
Raquel Lyra aposta no diálogo direto com a população para definir o Plano Plurianual 2024-2027 Raquel Lyra aposta no diálogo direto com a população para definir o Plano Plurianual 2024-2027

Notícias

Raquel Lyra aposta no diálogo direto com a população para definir o Plano Plurianual 2024-2027

Published

on

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause e secretários de estado, iniciou na última sexta-feira (1), as plenárias do projeto Ouvir para Mudar. A iniciativa busca levantar as principais demandas da população pernambucana para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

> ‘Estamos comprometidos em colocar a população no centro das decisões. Queremos ouvir as necessidades de todos, seja na educação, na segurança, na saúde, na infraestrutura. Sabemos que mudar não é fácil, mas estamos dispostos a encarar esse desafio’, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Advertisement

A voz do povo

Durante o evento, que aconteceu na Erem Professora Evanira de Souza Dias, em Petrolina, foram apresentadas ao governo as principais demandas da população. Entre as mais citadas, estão a necessidade de políticas públicas para mulheres em áreas rurais, a criação de uma casa Funase feminina, a retomada da Transnordestina, a redução do rodízio de água na zona rural, a melhoria das estradas e vias rurais, bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio e a conexão de internet de qualidade nas escolas.

Água para todos

Um dos pontos considerados mais urgentes foi a questão do acesso à água. Claudia Ferreira, representante da sala que tratou sobre Água e Habitação, pediu que o governo priorizasse a questão.

Advertisement

> ‘Precisamos garantir que todas as famílias tenham acesso a água de qualidade. Não basta apenas planejar, precisamos que esses planos saiam do papel’, destacou Claudia.

Apoio local

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a presença da iniciativa na cidade e afirmou que esse é o momento da população ser ouvida.

Advertisement

> ‘Estamos bastante otimistas com essa abertura para o diálogo. Acreditamos que a governadora conseguirá colher informações valiosas para o sucesso de sua gestão’, disse o prefeito.

Planejamento para o futuro

O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, explicou que o PPA será enviado para a Assembleia Legislativa em outubro e irá orientar os projetos orçamentários de 2024 até 2027.

Advertisement

Gratidão

Leane Alvez, moradora de Petrolina, aproveitou o momento para agradecer as iniciativas que já foram realizadas pelo governo estadual.

> ‘Quero agradecer pela melhoria das estradas dos projetos irrigados. Agora, os produtores poderão escoar suas frutas com mais facilidade’, comentou Leane.

Advertisement

Demandas da População

Confira algumas propostas apresentadas pela população:

1. Segurança e cidadania:
– Políticas públicas para as mulheres que moram na zona rural,
– Criação de uma casa Funase feminina,

Advertisement

2. Infraestrutura e dinamismo econômico:
– Estímulo e desenvolvimento de novas empresas para gerar empregos,
– Retomada da Transnordestina,

3. Água e habitação:
– Ampliação das estruturas de água e saneamento,
– Redução do rodízio de água na zona rural,

Advertisement

4. Educação, cultura, ciência e tecnologia:
– Bolsas de pesquisa e extensão para o ensino médio,
– Apoio para utilização da Lei Paulo Gustavo,
– Conexão de internet de qualidade nas escolas,

5. Agricultura e meio ambiente:
– Implementação do programa de educação no campo e extensão rural,
– Melhorias das estradas e vias rurais,

Advertisement

6. Saúde e qualidade de vida:
– Criação de serviço de urgência de oftalmologia e gastroenterologia,
– Atendimento especializado para crianças com neurodiversidade.

Para se informar mais sobre a política do nosso estado, clique aqui e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Advertisement

Leia também