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A Ferrovia Que Promete Revolucionar a Agricultura Bilionária no Sul do Brasil
Introdução
Santa Catarina, um estado notório por sua produção agrícola robusta, importa anualmente cerca de 5 milhões de toneladas de grãos de estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No entanto, o transporte rodoviário desses grãos pode resultar em altos custos de produção, algo que poderia ser potencialmente resolvido com a implementação de uma ferrovia.
Problemas Logísticos
A região sul do Brasil, composta por Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná, produz um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 200 bilhões. No entanto, essas regiões sofrem com problemas logísticos devido à falta de estradas e ferrovias adequadas.
> ‘As más condições das rodovias e a falta de acesso rodoviário para facilitar o escoamento da produção também aparecem na lista dos problemas que seriam resolvidos, quase que na totalidade, por ferrovias que, por enquanto, seguem na fase de projetos.’ – Lenoir Antonio Broch, presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic Chapecó)
A Luz no Fim do Túnel
Os estudos técnicos e ambientais estão concluídos e confirmam a viabilidade em um traçado de um oeste a outro, entre os dois estados. Neste braço, a linha ferroviária sairá de Cascavel (PR) e chegará a Chapecó (SC). A implementação desta linha ferroviária poderia reduzir em 28% o custo do transporte.
Aposta dos Chineses na Ferrovia
A CRCC International Investment Group Limited, segunda maior empresa do mundo em ferrovias, demonstrou interesse em construir e administrar o trecho. A empresa avaliou o projeto como ‘lógico’ e defendeu uma ‘relação de reciprocidade’.
Uma Ferrovia de R$ 6,43 bilhões
A extensão da Ferroeste de Cascavel (PR) a Chapecó (SC) tem previsão de 263 quilômetros em pista simples contando com 18 túneis e 31 pontes e viadutos. A construção exigirá investimentos no valor de R$ 6,43 bilhões e a expectativa é para conclusão no ano de 2032.
O Projeto em Paraná
Em abril do ano passado, o Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Governo do Paraná apresentou os primeiros Estudo de Viabilidade Técnico e Econômico para incorporar o trecho entre Paraná e Santa Catarina ao projeto original da Nova Ferroeste.
Commodity e Proteína
O traçado ferroviário é essencial também às cargas que deixarão as regiões de Passo Fundo, de Chapecó e de Cascavel rumo ao Porto de Paranaguá (PR), segundo maior porto brasileiro e por onde é escoada a maior parte da produção do agro.
A Nova Ferroeste
A Nova Ferroeste, no traçado de Paranaguá (PR) a Maracaju (MS), tem extensão de 1.304 quilômetros. O projeto prevê redução em 46% da emissão de gases do efeito estufa e a perspectiva da administração pública paranaense é que esse projeto possa ir a leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) em 2024.
Conclusão
O desenvolvimento da ferrovia poderia trazer benefícios significativos para a região sul do Brasil, melhorando a eficiência logística, reduzindo os custos de produção e aumentando a competitividade das empresas locais. A implementação deste projeto poderia representar um marco significativo para a infraestrutura de transporte do Brasil.
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