Connect with us
Compreendendo o Relevo e a Paisagem Natural Através de Maquetes e Entrevistas Compreendendo o Relevo e a Paisagem Natural Através de Maquetes e Entrevistas

Notícias

Compreendendo o Relevo e a Paisagem Natural Através de Maquetes e Entrevistas

Published

on

As disciplinas escolares muitas vezes parecem monótonas e desinteressantes para muitos estudantes. No entanto, uma abordagem prática e interativa pode transformar completamente o cenário do aprendizado, tornando-o mais envolvente e cativante. Este artigo irá explorar uma dessas abordagens inovadoras adotadas pela Escola Municipal do Campo Professora Ester Alves de Oliveira Rech, situada em Guamiranga.

Uma Abordagem Interdisciplinar

A professora Rosimery de Morais Bueno Ribeiro, responsável pela disciplina de Geografia, decidiu dar vida aos conceitos de relevo e paisagem natural. Ela desenvolveu um projeto que envolvia a criação de maquetes desses conceitos e posteriormente entrevistas entre os alunos para discutir os conhecimentos adquiridos.

Advertisement

O Processo de Aprendizagem

O projeto foi dividido em três etapas distintas:

1. Estudo do conteúdo: Os alunos começaram lendo e discutindo o conteúdo do livro didático. Isso os ajudou a entender os conceitos básicos de relevo e paisagem natural.

Advertisement

2. Construção das maquetes: Após compreenderem os conceitos, os alunos foram encorajados a construir maquetes que representassem o que haviam aprendido. Este processo não só reforçou o entendimento dos alunos, como também envolveu suas famílias no processo de aprendizagem.

3. Entrevistas entre colegas: Na última etapa, os alunos conduziram entrevistas uns com os outros para discutir as maquetes e os conceitos que haviam aprendido.

Advertisement

O Impacto do Projeto

Este projeto teve um impacto significativo sobre os alunos. A professora Rosimery Ribeiro notou um grande comprometimento dos alunos e ficou particularmente impressionada com a forma como eles se expressavam durante as entrevistas.

>’Fiquei muito surpresa com tanta dedicação dos alunos do 4º ano A’ – Professora Rosimery Ribeiro.

Advertisement

Conclusão

Este projeto é um excelente exemplo de como o ensino pode ser transformado para torná-lo mais envolvente e eficaz. Através da criação de maquetes e da realização de entrevistas, os alunos não só aprenderam sobre relevo e paisagem natural, mas também desenvolveram habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Ficou interessado em ver mais sobre o trabalho realizado pelos alunos? Clique aqui para visitar o blog da Escola do Campo Professora Ester Alves de Oliveira Rech.

Advertisement

> ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.’ – Nelson Mandela.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.