Connect with us
Rio de Janeiro Ascende ao Segundo Lugar na Criação de Empregos Formais no Brasil Rio de Janeiro Ascende ao Segundo Lugar na Criação de Empregos Formais no Brasil

Notícias

Criação de Empregos Formais no Brasil

Published

on

Introdução

No atual cenário econômico brasileiro, a criação de empregos é um dos pilares fundamentais para a estabilidade e o crescimento. O presente artigo busca analisar de maneira aprofundada os dados mais recentes sobre a geração de empregos formais no país, com foco nas variações regionais e setoriais.

Crescimento do Emprego em Goiás

O estado de Goiás tem se destacado na criação de novos empregos formais. De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em julho deste ano, foram criados 5.435 novos postos de trabalho apenas neste estado[^1^]. Com isso, Goiás se posiciona logo atrás de Mato Grosso, e à frente do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, no que diz respeito à geração de empregos na região Centro-Oeste.

Advertisement
[^1^]: https://www.gov.br/portal/noticias/trabalho-e-previdencia/2021/08/trabalho-formal-brasil-cria-309-mil-vagas-em-junho

Variações Setoriais em Goiás

Analisando os dados do Novo Caged, percebe-se que quatro dos cinco grandes setores tiveram desempenho positivo na geração de empregos formais em Goiás. O setor de serviços liderou a lista, com a criação de 2.282 novas vagas. Em seguida, vieram a indústria (1.196), a agropecuária (1.106) e o comércio (1.035). Em contrapartida, o setor da construção registrou um saldo negativo de 184 vagas.

Advertisement

> ‘O setor de serviços tem sido um grande propulsor de empregos formais em Goiás.’

Análise Nacional dos Dados de Emprego

Ao analisar os dados de todo o país, observa-se que o Brasil teve um saldo positivo de 142.700 postos de trabalho formais em julho. O setor de serviços, mais uma vez, foi o grande motor deste resultado, gerando 56.300 postos (39% do saldo total). Em seguida, veio o setor de comércio, com 26.744 postos (19% do saldo).

Advertisement

Regiões Brasileiras: Panorama de Criação de Empregos

Todas as regiões do Brasil apresentaram saldos positivos na geração de novos empregos formais em julho. O Sudeste, responsável por quase metade de todos os 142.700 postos criados no mês, se destacou. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, juntos, abriram 70.200 novas vagas.

O Nordeste veio em seguida, com os nove estados gerando 32.000 novos postos. Na Região Centro-Oeste, foram criados 18.300 empregos, com destaque para Mato Grosso. A Região Norte teve 14.700 postos, principalmente impulsionada pelo Pará. Por fim, a Região Sul apresentou um saldo de 7.200 vagas.

Advertisement

Atividades Econômicas e Geração de Empregos

Em julho, todos os grupos de atividades econômicas registraram saldos positivos. No setor de Serviços, o saldo de 56.303 postos formais foi especialmente alto nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. No setor de comércio, os setores varejistas de produtos farmacêuticos e mercadorias em geral, principalmente produtos alimentícios – supermercados e minimercados – foram os destaques.

População e Emprego

No que se refere aos grupos populacionais, houve um aumento de 43.947 postos para mulheres e 98.755 para homens. No que diz respeito à População com Deficiência, foi identificado um saldo positivo de 452 postos de trabalho. O emprego em julho foi positivo para pardos, brancos, pretos, amarelos e indígenas.

Advertisement

Conclusão

Os dados revelam que o Brasil está em uma trajetória positiva na geração de empregos formais. No entanto, é essencial continuar trabalhando para garantir que essa tendência continue e que todos os setores e regiões do país possam se beneficiar desse crescimento.

Advertisement

Leia também:

O impacto da pandemia no mercado de trabalho brasileiro
Como os setores de serviços e comércio estão impulsionando a geração de empregos no Brasil
A importância da inclusão no mercado de trabalho

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.