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Indústria Automobilística dos EUA Recebe Incentivos Bilionários para a Produção de Veículos Elétricos
A indústria automobilística dos Estados Unidos está em uma nova rota, direcionada pela administração do presidente Joe Biden. O objetivo é acelerar a produção de veículos elétricos, com bilhões em subsídios e empréstimos sendo oferecidos para as empresas do setor. A notícia foi divulgada pela Reuters na última quinta-feira.
Resumo Rápido
– A administração Biden está oferecendo US$12 bilhões para as montadoras e fornecedores de peças automotivas atualizarem suas fábricas.
– A iniciativa busca a transformação das plantas de automóveis existentes em centros de produção de veículos elétricos.
– Os fundos provêm de uma combinação de US$ 2 bilhões em subsídios do Inflation Reduction Act e US$ 10 bilhões em empréstimos do Escritório de Programas de Empréstimos do Departamento de Energia.
– Além disso, a administração planeja disponibilizar US$ 3,5 bilhões para apoiar fabricantes de baterias domésticas.
– A medida atende preocupações de montadoras e do sindicato dos trabalhadores automotivos do país.
– O sindicato alertou para o risco de perda de milhares de empregos em estados como Michigan, Ohio, Illinois e Indiana devido à rápida transição para veículos elétricos.
Bilhões em Subsídios e Empréstimos
A Casa Branca está oferecendo cerca de US$12 bilhões (aproximadamente R$ 60 bilhões) em subsídios e empréstimos para as montadoras e fornecedores de peças automotivas realizarem a atualização de suas fábricas. Os recursos provêm de uma combinação de US$ 2 bilhões em subsídios do Inflation Reduction Act, aprovado pelos democratas em 2022, e US$ 10 bilhões em empréstimos facilitados pelo Escritório de Programas de Empréstimos do Departamento de Energia.
Imagem: Steve Jurvetson/Flickr
Além disso, a administração Biden também planeja disponibilizar US$ 3,5 bilhões (R$ 17,3 bilhões) para apoiar fabricantes domésticos de baterias. A ideia é acelerar a produção de baterias de íon-lítio, essenciais para a fabricação de veículos elétricos.
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Preocupações da Indústria e do Sindicato
A rápida transição para veículos elétricos gerou preocupações tanto nas montadoras como no sindicato dos trabalhadores automotivos, conhecido como UAW (United Auto Workers). Em estados como Michigan, Ohio, Illinois e Indiana, onde a indústria automobilística tem forte presença, o sindicato alertou para o risco de perda de milhares de empregos.
Jennifer Granholm, líder da Secretaria de Energia e ex-governadora de Michigan, afirmou:
> ‘À medida que fazemos a transição para veículos elétricos, queremos garantir que os trabalhadores possam fazer a transição em seus locais de trabalho, para que nenhum trabalhador, nenhuma comunidade seja deixado para trás.’
O presidente da UAW, Shawn Fain, comemorou o anúncio. Segundo ele, a política deixa claro para os empregadores que a transição para veículos elétricos deve incluir parcerias sindicais sólidas, com altos padrões de salário e segurança, conquistados pelas gerações de membros do sindicato.
Contexto Atual
Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock
Recentemente, as tensões aumentaram, com membros do sindicato votando decisivamente a favor da possibilidade de uma greve nas principais montadoras de Detroit, caso as negociações em curso sobre salários e planos de pensão não resultem num acordo antes do término do contrato atual em 14 de setembro.
A Stellantis, conglomerado automotivo, chamou a atenção para seus planos de fechar a fábrica da Jeep localizada em Belvidere, Illinois. No entanto, este anúncio encontrou resistência, e as discussões persistem sobre o futuro da fábrica, possivelmente com assistência do governo.
Em resposta a questionamentos sobre o potencial dos subsídios em salvar fábricas do fechamento, Granholm sugeriu que comunidades com plantas estabelecidas estão bem posicionadas para se beneficiar dessas oportunidades financeiras.
Embora não sejam exigidos requisitos de mão de obra específicos para empresas que buscam esses fundos, um representante do Departamento de Energia enfatizou que projetos com boas condições de trabalho poderiam ter vantagem na obtenção do financiamento.
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