Notícias
Governo da Paraíba e Bancada Federal debatem sobre verbas para o estado
Em uma recente reunião com a bancada federal da Paraíba, o governador João Azevedo (PSB) discutiu projetos de interesse estadual nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento humano. O principal foco da discussão foi as 11 propostas solicitadas pelo governo do estado que foram incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Financiamento Prometido
O montante prometido pelo governo Lula para o estado atinge a marca de R$ 37,5 milhões, incluindo obras em andamento que avançam em ritmo lento, como a triplicação da BR-230, em João Pessoa, a conclusão do canal Acauã-Araçagi e novos projetos como o Arco Metropolitano de João Pessoa.
> ‘Essa foi uma reunião com foco nos interesses da Paraíba, que são obras e ações que podemos implantar no estado para promover desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida para o nosso povo’, salientou João.
Impacto Social e Econômico
O governador também destacou o impacto social e econômico dos projetos apresentados pela gestão estadual e acolhidos pelo governo federal no novo PAC. ‘São obras importantes de infraestrutura, de segurança hídrica, da saúde, com a construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, fundamentais para geração de emprego e renda e de novas oportunidades para a população’, acrescentou.
Apoio da Bancada Federal
O coordenador da bancada federal, o deputado federal Damião Feliciano, agradeceu a presença do governador João Azevedo e colocou os parlamentares à disposição para construir soluções conjuntas para as demandas do estado. ‘Nós reforçamos nossa integração com o Governo da Paraíba, parabenizamos o governador João Azevedo pela gestão de resultados e essa reunião foi muito importante para reafirmarmos cada vez mais o nosso trabalho pela Paraíba’, comentou.
Redução dos Deputados
No Conversa Política, Damião Feliciano mencionou que também foi debatida a redução do número de deputados da bancada federal da Paraíba de 12 para 10 parlamentares. A decisão foi tomada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional terá até outubro de 2025 para fazer a modificação legislativa, que deverá ser aplicada nas eleições 2026.
‘O governador se prontificou em ajudar porque acha exatamente que não é bom para a Paraíba e vamos todos nós unir quanto a isso’, afirmou Damião, antecipando que uma outra reunião entre o governador e bancada federal será realizada em setembro, para voltar a debater projetos de interesses da Paraíba.
Participantes da Reunião
A reunião contou com a presença de senadores e deputados federais, inclusive da oposição ao governo.
Da bancada da Paraíba no Senado, participaram a governista Daniella Ribeiro (PSD) e o oposicionista Efraim Filho (União). O senador Veneziano, que também faz oposição política a João Azevedo, não esteve presente no encontro.
Da Câmara Federal, participaram os governistas Damião Feliciano (União), que é coordenador da bancada, Aguinaldo Ribeiro (PP), Mersinho Lucena (PP), Hugo Motta (Republicanos), Murilo Galdino (Republicanos), Wilson Santiago (Republicanos) e Gervásio Maia (PSB), além dos que fazem oposição ao governador: Wellington Roberto (PL), Cabo Gilberto (PL) e Romero Rodrigues (Podemos). Não participaram: Ruy Carneiro (Podemos) e Luiz Couto (PT).
Para informações adicionais, acesse o site