Notícias
Cooperativismo como Motor de Desenvolvimento – Uma Análise da Expoacre Jurua
Introdução
O governo do Acre, especificamente a Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), tem apontado o fortalecimento do cooperativismo como uma estratégia efetiva para a geração de empregos, inclusão social e distribuição de renda mais equitativa. No evento anual Expoacre Jurua, mais de dez cooperativas alimentícias farão a exibição de seus produtos, demonstrando o fruto deste esforço colaborativo.
Visita do Secretário da Seict
O secretário da Seict, Assurbanipal Mesquita, marcou presença no Espaço da Indústria na véspera do evento. Ele destacou a presença maciça dos cooperados como resposta positiva à política industrial adotada pelo Estado, que busca a inclusão e a redução das disparidades regionais.
> ‘Esse modelo insere as pessoas economicamente e socialmente, promovendo desenvolvimento sustentável. No setor de alimentos, há muitos exemplos do crescimento de associados na região do Juruá. Inseridas nas comunidades, as cooperativas têm gerado renda e dignidade’, afirmou Mesquita.
Cooperativa em Destaque: Cooperfarinha
Entre as cooperativas que estarão presentes na feira de negócios, a Cooperfarinha, vinculada à Central do Juruá, se destaca. Com mais de 40 cooperados, a Cooperfarinha concentra sua produção nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Transformação e Crescimento
Segundo Mesquita, a Cooperfarinha é um exemplo de um modelo que recebeu o suporte do Estado, evoluiu da produção artesanal para um sistema automatizado, e hoje tem a capacidade de exportar para todo o país.
Selo de Identificação Geográfica (IG)
A Cooperfarinha é a primeira cooperativa a se adaptar aos critérios e normas para produzir farinha com o Selo de Identificação Geográfica (IG). Esse selo garante que a produção segue diversos critérios técnicos, conferindo um padrão de qualidade ao produto.
Presença Empresarial na Expoacre Jurua
A Expoacre Jurua não será composta apenas por cooperativas. Mais de 65 empresas do setor estarão presentes no evento. Equipes da Diretoria de Industria da Seict, compostas por arquitetos e engenheiros, em parceria com a Federação da Industria do Acre, estão trabalhando para apresentar o melhor que a região tem em sua indústria.
Conclusão
A Expoacre Jurua é um exemplo da política de incentivo ao cooperativismo praticada pelo governo do Acre. Com a participação de diversas cooperativas e empresas, o evento não apenas contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, como também coloca em evidência a qualidade e a diversidade dos produtos produzidos no estado.
Para informações adicionais, acesse o site