Notícias
David Benedito dos Santos Neto, o Lerdão” – Um olhar sobre a vida e morte de um dos criminosos mais procurados de Minas Gerais”
Introdução
Na última terça-feira, dia 29, um dos criminosos mais buscados de Minas Gerais, David Benedito dos Santos Neto, também conhecido como ‘Lerdão’, foi encontrado morto após um suposto conflito entre narcotraficantes na Comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
O Encontro do Corpo
Após uma troca de informações com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi confirmado que o corpo de ‘Lerdão’ foi encontrado por moradores perto da Comunidade da Fazendinha, atingido por tiros. A investigação dos fatos ficará a cargo da Delegacia de Homicídios da Secretaria de Polícia Civil do Rio de Janeiro.
A Conexão com o Crime Organizado
O diretor-geral da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Murillo Ribeiro, que coordena o programa Procura-se, afirmou que o acontecimento demonstra que David tinha ligação com a facção originária do Rio de Janeiro e estava articulando a expansão da rede criminosa para o sudoeste de Minas Gerais.
A Inclusão na Lista de Mais Procurados
Lerdão foi incluído na lista de prioridades após um trabalho coordenado pela Agência Central de Inteligência da Sejusp na região de Andrelandia e São Vicente de Minas, que identificou a atuação de uma organização criminosa no território.
Os Alvos do Programa Procura-se
David Benedito Neto é o segundo alvo do Procura-se a ser identificado em menos de uma semana do lançamento da 6ª edição. As forças de segurança trabalham para identificar a localização dos indivíduos e realizar a prisão dos dez alvos restantes da lista recém-lançada.
A Operação de Busca por Roberto Carlos Paranhos
Na última segunda-feira, dia 28, policiais militares e civis das cidades de Capelinha, Angelândia, Setubinha, além de integrantes da Diretoria de Inteligência e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMMG, realizaram ações de inteligência e operações policiais para localizar Roberto Carlos Paranhos, outro criminoso na nova lista.
A Estratégia de Paranhos: O ‘Lázaro de Minas’
Durante as diligências das equipes na zona rural das cidades próximas a Capelinha, identificou-se que Paranhos era um especialista em áreas rurais e os moradores o conheciam como ‘Lázaro de Minas’. Ele utilizava imóveis abandonados para se esconder e vigiar propriedades alvos de seus crimes, principalmente o delito de roubo. Uma das estratégias do criminoso era se deslocar apenas à noite na zona rural da região.
O Confronto e A Morte de Paranhos
Foi montado um cerco em pontos estratégicos com o objetivo de interceptar os deslocamentos do criminoso que já durava mais de cinco dias. Ele e um comparsa foram abordados por uma guarnição policial. Os policiais deram ordem de parada a ambos, entretanto, as ordens não foram acatadas. Houve confronto, e ambos os criminosos dispararam contra os policiais, que revidaram. Na ação, os criminosos foram alvejados e socorridos até a cidade de Angelândia, onde foram confirmados os óbitos. Os criminosos portavam armas de fogo, inclusive uma arma de calibre restrito.
O Programa Procura-se
O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal, o Sistema Socioeducativo, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Seu objetivo é realizar a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, a partir de ações qualificadas das polícias, das Agências de Inteligência e da participação do cidadão, por meio de denúncias ao Disque Denúncia Unificado 181.
Curtir isso:
Curtir
Carregando…
Para informações adicionais, acesse o site