Notícias
Superando Obstáculos e Espalhando Solidariedade – Conheça Profissionais Que Se Inspiram em Suas Próprias Experiências Para Ajudar Outros
Uma História de Superação e Empatia
Vanessa Almeida e Maria Flávia Bernardes, ambas moradoras da Barra da Tijuca, são exemplos vívidos de profissionais de saúde que tiraram lições valiosas de suas próprias experiências pessoais para beneficiar outras pessoas.
Figura 1: Vanessa Almeida e Maria Flávia Bernardes
Vanessa, uma nutricionista de 43 anos, foi diagnosticada com câncer de mama no ano passado. Ao vencer a doença, ela decidiu usar sua experiência para ajudar outras mulheres que estão passando por tratamentos oncológicos.
O Projeto Casa Florescer
Junto com a amiga Bianca Benedetti, que ela conheceu durante as sessões de quimioterapia, Vanessa criou o projeto gratuito Casa Florescer. Este projeto tem como objetivo principal oferecer suporte, sobretudo no âmbito da autoestima, para mulheres que estão em tratamento oncológico.
Figura 2: Encontro do Projeto Casa Florescer
O projeto promove ações volantes em centros de tratamento oncológicos e encontros de mulheres em diferentes lugares. Vanessa e Bianca levam palavras de esperança, sorrisos, flores e chocolates para as pacientes, além de realizarem atividades como sessões de massagem, de maquiagem e de fotos, oficina de amarração de lenços e roda de conversa.
A Jornada de Vanessa
Vanessa passou por seis sessões de quimioterapia, a retirada da mama esquerda e 15 sessões de radioterapia. Ela também começou a imunoterapia, que vai durar mais um ano, e a usar um bloqueador hormonal contra o estímulo de hormônios que levaram à formação do tumor.
Ela lembra que o diagnóstico inicial foi um choque, mas sua fé inabalável em Deus e o apoio de sua família foram fundamentais em sua jornada de recuperação. Hoje, ela compartilha sua experiência e conhecimento sobre nutrição oncológica no Instagram.
Maria Flávia e Seu Livro ‘Sopradora de Brasas’
Maria Flávia Bernardes, uma psicóloga de 39 anos, também passou por uma experiência de vida desafiadora. Aos 17 anos, ela perdeu seu pai para o câncer no cérebro. Ela sofreu muito com a perda e passou por um período de depressão e ansiedade.
Figura 3: Maria Flávia Bernardes
No entanto, Maria conseguiu dar a volta por cima e hoje usa suas experiências para ajudar outras pessoas. Ela escreveu um livro chamado ‘Sopradora de Brasas’, onde compartilha suas técnicas para entender e trabalhar pensamentos e crenças, a fim de melhor guiar comportamentos e ações no sentido da qualidade de vida.
Conclusão
Tanto Vanessa quanto Maria Flávia são exemplos inspiradores de profissionais de saúde que conseguiram superar desafios pessoais e usaram suas experiências para ajudar outras pessoas. Seus esforços mostram que, mesmo em momentos de adversidade, é possível encontrar força e inspiração para fazer a diferença na vida dos outros.
Para informações adicionais, acesse o site