Connect with us
Paraná lidera a criação de empregos formais na Região Sul em 2023 Paraná lidera a criação de empregos formais na Região Sul em 2023

Notícias

Paraná lidera a criação de empregos formais na Região Sul em 2023

Published

on

O Paraná tem se destacado no cenário econômico brasileiro como o estado líder em criação de empregos na Região Sul. Com mais de 77.000 novas contratações formais no primeiro semestre de 2023, o Paraná superou outros estados da região Sul, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esses dados foram extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Advertisement

Posicionamento nacional

No cenário nacional, o Paraná também tem se destacado, sendo o quarto maior gerador de empregos no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os números do Caged mostram que o Paraná ultrapassou a marca de 1 milhão de contratações nos sete primeiros meses do ano. Foram registradas 1.072.288 admissões e 994.614 desligamentos de janeiro a julho.

Advertisement

Desempenho mensal

Analisando especificamente o mês de julho, o Paraná também se destaca, sendo o estado com melhor saldo de vagas na região Sul. Foram criados 7,1 mil novos postos de trabalho, enquanto Santa Catarina e Rio Grande do Sul geraram 2.220 e perderam 2.129 postos de trabalho, respectivamente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou o momento positivo da economia paranaense. Segundo ele, o Paraná é um dos estados com maior [competitividade] no Brasil e tem grandes indicadores sociais.

Advertisement

Setores em destaque

Todos os setores tiveram saldo positivo na criação de vagas em julho no Paraná. O setor de serviços foi o principal motor, com a criação de 4.085 vagas. O comércio acelerou e foi responsável pela geração de 1.529 novas vagas. A construção civil criou 907 novos postos de trabalho formais, a indústria gerou 425 novos empregos e a agropecuária teve saldo de 238 novas vagas de trabalho.

O Paraná também se destacou na criação de novas vagas de emprego na educação, com 369 novas vagas em julho. Este foi o segundo melhor resultado nacional no mês, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que criou 588 vagas de trabalho.

Advertisement

No acumulado do ano, o setor de serviços também lidera a criação de postos de trabalho com carteira assinada, com 44.552 novos empregos. Na sequência estão a indústria (12.616), construção (11.700), comércio (5.451) e agropecuária (3.355).

Municípios em destaque

Os municípios paranaenses também se destacaram na geração de empregos. De janeiro a julho, Curitiba foi a cidade com melhor saldo de vagas de emprego, com 11.677 novos postos de trabalho formais. Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Cascavel também se destacaram na geração de empregos no período.

Advertisement

Conclusão

O Paraná está vivenciando um grande momento da economia, liderando a criação de empregos na região Sul. A expectativa é de que este crescimento continue, impulsionado pelos investimentos em infraestrutura e pela competitividade do estado.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.