Connect with us
02 64ed0436d97aa A Mobilização do Governo de Santa Catarina - Uma Luta Contra a Violência de Gênero 02 64ed0436d97aa A Mobilização do Governo de Santa Catarina - Uma Luta Contra a Violência de Gênero

Notícias

A Mobilização do Governo de Santa Catarina – Uma Luta Contra a Violência de Gênero

Published

on

Foto: Divulgação/ Prefeitura Irineópolis

Introdução

O crescente problema da violência contra a mulher tem chamado a atenção de autoridades em todo o Brasil. Refletindo essa preocupação, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), tem encorajado vários municípios a tomarem ações significativas no mês dedicado a combater essa violência – o Agosto Lilás.

Advertisement

As Ações dos Municípios

Irineópolis e Timbé do Sul

Irineópolis e Timbé do Sul são dois municípios que se destacaram na organização de atividades que promovem a luta contra a violência doméstica, a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos.

> “Temos realizado muitas ações voltadas às mulheres e principalmente ao combate à violência contra a mulher. O trabalho em prol do fortalecimento da rede de proteção é contínuo e muito importante e o apoio dos municípios nessas ações é fundamental, por isso queremos parabenizar todos que aderiram conosco à campanha Agosto Lilás”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann.

Advertisement

Timbé do Sul

Em Timbé do Sul, aconteceram várias atividades organizadas pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Secretaria de Saúde. As atividades incluíram uma mobilização no estádio Antônio Rovaris, a exposição de telas com o tema “As cores de cada vida” na sede da prefeitura e uma palestra sobre o tema “Formas de enfrentamento à violência contra as mulheres”. Além disso, foi aprovado o projeto de lei que institui a campanha Agosto Lilás no município.

Irineópolis

Em Irineópolis, a Secretaria de Assistência Social mobilizou a população em torno do tema “o mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher”. O município exibiu a campanha Sapatos Rojos, inspirada na artista e arquiteta mexicana Elina Chauvet, que teve a irmã morta pelo marido e percorre o mundo desde 2009 com uma espécie de coleção de sapatos pintados de vermelho como símbolo da luta contra a violência de gênero.

Advertisement

Agosto Lilás da SAS

Durante todo o mês, a SAS também preparou uma programação especial para o Agosto Lilás. Ela será encerrada em uma ação conjunta com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC) em um debate que marca a retomada do Pacto Estadual Maria da Penha.

O Pacto Estadual Maria da Penha

O Pacto é um acordo entre o governo estadual, municípios de Santa Catarina, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Legislativo, Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Cedim, entre outros órgãos, para o planejamento e implementação de ações e políticas públicas voltadas às mulheres por meio de um trabalho interinstitucional.

Advertisement

> “O Governo de Santa Catarina trabalha de forma intersetorial para o combate à violência contra a mulher e nessas ações participam além da SAS, pastas como Saúde e Segurança Pública. Juntos elaboramos um fluxograma de atendimento de vítimas de violência e buscamos aprimorar constantemente o processo para garantir agilidade no atendimento e dar outros encaminhamentos que contribuem para fim do ciclo da violência”, completa Maria Helena Zimmermann.

Conclusão

O exemplo do Governo de Santa Catarina mostra que é possível unir forças entre diferentes instituições e camadas da sociedade para combater a violência de gênero. A campanha Agosto Lilás é uma prova de que a conscientização e a ação podem trazer mudanças significativas na luta por um mundo sem violência contra a mulher.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.