Trainee
Programa de Inclusão e Diversidade 2023 – #Colabora abre inscrições
Introdução
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do programa de treinamento e estágio do #Colabora – Jornalismo Sustentável. Voltado para jovens jornalistas e comunicadores de áreas periféricas, o programa busca ampliar o acesso ao mercado de trabalho.
Objetivo
O principal objetivo do programa #Colabora com Inclusão e Diversidade 2023 é ampliar o acesso de jovens jornalistas periféricos ao mercado de trabalho. Este projeto faz parte do edital ‘Acelerando Negócios Digitais’, do International Center for Journalists (ICFJ)(https://www.icfj.org/) com apoio da Meta e da [Associação de Jornalismo Digital (Ajor)](https://ajor.org.br/).
Público Alvo
O programa é destinado exclusivamente a candidatos negros, quilombolas e indígenas que vivam em regiões de periferia ou favelas. Também serão priorizados jornalistas e/ou comunicadores LGBTQI+ e PCDs.
Como se Inscrever
As inscrições devem ser feitas através deste FORMULÁRIO(https://docs.google.com/forms/d/1sMW5bThG2CmSy8Bw6Zmfc4KDXFd3oNZnbl1uUZHOnOM/edit). Além dos critérios de inclusão e diversidade, a seleção avaliará vídeos ou textos feitos pelos candidatos, nos quais eles terão a oportunidade de se apresentar e explicar porque devem ser selecionados. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 28 de setembro.
Oportunidades Oferecidas
Serão oferecidas até 50 vagas para jovens de todo o país que queiram participar de um curso de formação em jornalismo independente e empreendedorismo. O curso será realizado de forma remota ao longo de dois meses, com aulas semanais.
Novidades
Nesta nova edição, o #Colabora com Inclusão e Diversidade terá como novidade a criação de uma área no site para publicar os conteúdos produzidos pelos alunos durante o programa. Além disso, a segunda edição será transformada em uma série de vídeos, disponíveis no site e em uma playlist no YouTube.
Benefícios
Após o período de aulas, dois alunos serão selecionados para fazer parte da equipe de trainees do #Colabora por seis meses, com remuneração mensal de R$ 2.500,00. Os outros participantes poderão fazer parte do time de jornalistas freelancers do #Colabora, recebendo por reportagens produzidas.
Acompanhamento
Os dois trainees selecionados serão acompanhados e orientados por jornalistas experientes do quadro fixo do #Colabora ao longo do período de trabalho.
Palavras da Coordenadora
‘Queremos promover maior diversidade na redação, e ampliar o acesso para os participantes às oportunidades de capacitação, networking e possibilidades de trabalho’, afirmou Flavia Campuzano, editora do #Colabora – Jornalismo Sustentável e coordenadora do programa.
Conclusão
Com o lançamento das inscrições para a segunda edição do programa #Colabora com Inclusão e Diversidade 2023, a organização reafirma seu compromisso com a inclusão, a diversidade e a acessibilidade no jornalismo. A edição do programa deste ano promete ser ainda mais inclusiva e diversificada, oferecendo oportunidades valiosas para jovens jornalistas de todo o Brasil.
Confira o vídeo do #Colabora com Inclusão e Diversidade: Para informações adicionais, acesse o site