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Expansão do Mercado de Brechós no Brasil – Uma Análise do Crescimento do Peça Rara
Ao longo dos anos, a popularidade dos brechós tem se espalhado globalmente, e o Brasil não é exceção. O fenômeno da moda circular está se infiltrando na cultura brasileira, com projeções de crescimento de 15% a 20% até 2030, segundo o Boston Consulting Group (BCG).
Brechós: Uma Revolução na Moda
A mudança para a moda de segunda mão não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma transformação de estilo de vida. Um exemplo notável dessa mudança é a marca Peça Rara(https://pecararabrecho.com.br/). Fundada por Bruna Vasconi há 16 anos, a marca transformou o conceito de brechó, com uma abordagem voltada para o consumo consciente e a sustentabilidade.
> ‘O consumo consciente é uma mudança de hábitos, uma virada de chave, um novo estilo de vida. Então, é importante pensar sempre em reusar, reciclar e reparar os itens. Ao incentivar a reutilização e a redução do descarte de mercadorias, impactamos significativamente o ciclo de vida dos produtos comercializados e promovemos o consumo consciente.’ – Bruna Vasconi, CEO do Peça Rara.
Peça Rara: Um Brechó Diferenciado
Ao contrário de um brechó tradicional, o Peça Rara organiza seus produtos de maneira intuitiva, facilitando a localização de itens específicos. Separados por setores, incluindo feminino, infantil, masculino e, em algumas unidades, casa, os itens são cuidadosamente selecionados e higienizados. Além disso, a marca oferece descontos de até 50%, proporcionando economia aos clientes.
Oportunidade para Economizar e Contribuir
Os clientes do Peça Rara também têm a opção de deixar roupas ou itens de casa fora de uso em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. Isso cria uma oportunidade win-win para os clientes economizarem dinheiro e contribuírem para a sustentabilidade.
Novidades e Custo-Benefício
As lojas do Peça Rara contam com novidades diariamente, oferecendo excelente custo-benefício. Além disso, a marca realiza uma curadoria das peças, sempre atuando com base no propósito da marca, que é promover uma nova utilização do bem.
Ação Social
Os itens que não são selecionados para as lojas são direcionados para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara, que tem como objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. Os produtos são vendidos a preços simbólicos e os valores são integralmente doados às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.
Perfil do Consumidor
No ponto de venda de Sorocaba, o público é majoritariamente feminino, com idade entre 35 e 40 anos. O local oferece uma vasta opção de produtos para gestantes, mães e mulheres que gostam de garimpar novidades com ótimos preços.
Franchising em Sorocaba
De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a cidade de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo, registrou um crescimento de 19% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. A região também registrou um incremento de 11% na geração de emprego.
Crescimento do Peça Rara
Em 2023, o Peça Rara planeja manter um ritmo forte de crescimento, chegando a um faturamento de cerca de R$ 190 milhões e 140 unidades. A marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.
Sobre o Peça Rara Brechó
Líder em seu segmento e com 16 anos de atividade, a rede de franquias de brechó Peça Rara dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social com o conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.
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