Connect with us
dji 0275 Zona Noroeste de Santos - 47 anos de progresso e grandes obras dji 0275 Zona Noroeste de Santos - 47 anos de progresso e grandes obras

Notícias

Zona Noroeste de Santos – 47 anos de progresso e grandes obras

Published

on

Orgulho, otimismo e confiança. Tais sentimentos permeiam o coração dos habitantes da Zona Noroeste de Santos, que comemora 47 anos neste domingo (27). A região, que abriga cerca de 120 mil moradores, tem sido palco de grandes transformações, com obras significativas espalhadas pelos seus 16 bairros.

Aqueles que visitam a região ficam impressionados com as mudanças, especialmente ao observar o novo e iluminado monumento dos tambores, na divisa com São Vicente, ou ao passar pela Nova Entrada de Santos. Os moradores, por outro lado, testemunham a transformação da Zona Noroeste ao sair de casa todos os dias.

Advertisement

Combate às enchentes

Uma das mudanças mais significativas é a construção da Estação Elevatória com Comportas (EEC) no final da Avenida Haroldo de Camargo (Castelo), uma obra histórica que tem como objetivo combater as enchentes na região. Essa obra, que era esperada há mais de 50 anos pela população, beneficia principalmente os bairros do Castelo, Areia Branca, além do Jardim Guassu, em São Vicente.

A EEC, aliada às obras já realizadas na Nova Entrada de Santos, ajuda a mitigar o problema dos alagamentos em áreas da Zona Noroeste. Mais obras estão previstas pela Prefeitura, incluindo quatro estações com comportas e a contenção das margens do Rio dos Bugres.

Advertisement

O prefeito Rogério Santos destaca que a Zona Noroeste é uma das regiões que mais crescem na cidade. ‘Estamos realizando importantes investimentos em drenagem e pavimentação de várias ruas, além de planejar novas estações elevatórias. Também estamos investindo em habitação, saúde e educação, sempre ouvindo a população e buscando recursos para a realização de importantes ações’, diz.

‘São novos tempos’

Ricardo Dias Moreno, aposentado que mora há 56 anos na Zona Noroeste, lembra do passado, quando precisava subir na mesa porque a água entrava em sua casa em dias de chuva. ‘São novos tempos, foram muitas mudanças. A água desce mais rápido após as obras’, conta.

Advertisement

Além disso, Ricardo destaca as melhorias nas escolas, praças para as crianças brincarem e o forte comércio da Avenida Álvaro Guimarães. ‘Amo meu bairro, amo a Zona Noroeste, então a gente quer o melhor. É um local de gente de bem, que deu tudo para nós’.

Habitação

Na área habitacional, antigos sonhos estão sendo realizados. Em julho deste ano, 1.120 famílias que moravam em palafitas no Dique Vila Gilda e São Manoel foram transferidas para o Conjunto Tancredo Neves, em São Vicente.

Advertisement

Além disso, outras moradias estão prestes a ser entregues: 140 unidades no Conjunto Santos Y/Bananal, na Caneleira, e outros 574 apartamentos em construção no Santos AB-Prainha, no terreno Prainha do Ilheu (Bom Retiro). Pelo programa Santos Mais, a Prefeitura ainda pode garantir a construção de mais 816 moradias com o conjunto habitacional Santos V, em terreno no Estradão.

‘Melhorando 100%’

Genesio Domingues Ramos, estivador que mora no Saboo há 37 anos, diz que muita coisa mudou de lá para cá, com melhorias de grande porte para toda a comunidade. ‘A população vai ganhando cada vez mais condições de viver no seu próprio bairro. E a gente acompanha isso. Atualmente, eu vejo as calçadas sendo arrumadas na parte externa do condomínio que eu moro, o beiral do canal está sendo reconstituído e sempre creio em mais melhorias’, diz.

Advertisement

Educação

Na Zona Noroeste, mais especificamente no São Manoel, está sendo erguido o maior complexo educacional municipal, com as novas UME Azevedo Jr e Flávio Cipriano, para atender cerca de mil alunos dos ensinos Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, as escolas municipais Cely de Moura Negrini, no Castelo, e Oswaldo Justo, no Chico de Paula, estão passando por obras de modernização. E em breve, o bairro Caneleira será beneficiado com a construção de uma nova escola de ensino infantil com capacidade para mais de 200 crianças.

Advertisement

Comércio

Outra obra em andamento que deve beneficiar moradores e comerciantes da Zona Noroeste é a revitalização da Avenida Álvaro Guimarães, importante corredor comercial e principal ligação do Rádio Clube com o bairro Castelo. O local está sendo reestruturado com uma série de melhorias, incluindo nova pavimentação, passeios, drenagem, paisagismo e uma ciclovia.

A reforma é muito aguardada por Carla Almeida de Souza, proprietária de uma loja de aviamentos e artesanato no local desde 2005. Ela acompanhou o desenvolvimento da região de forma gradativa, com as primeiras reformas.

Advertisement

‘É uma realização. No começo foi bem difícil, eu e meu esposo achávamos que não ia dar certo. Conquistei meus clientes que são fiéis, e vem cada vez mais gente para cá. Aqui virou um comércio legal, com loja de sapato, doce, roupa, comida, óculos, então está melhorando bastante e vai melhorar ainda mais’, diz.

Ela espera que a Zona Noroeste continue crescendo. ‘Tenho muito orgulho de ser daqui. É muito bom acompanhar esse desenvolvimento, o problema das enchentes diminuindo, então parabéns para mim, para meus vizinhos e para todos que já estão aqui há bastante tempo’, finaliza.

Advertisement

Pavimentação e praças

Os moradores de bairros como Saboo, Castelo, Areia Branca e São Manoel têm acompanhado as frentes de obras de pavimentação, novas calçadas e melhoria no sistema de drenagem em suas ruas.

As praças também estão sendo revitalizadas. Em breve, serão entregues a Santa Paulina, no Saboo, e a Prestes Maia, no São Jorge. E a lista ainda tem muitas outras praças que serão revitalizadas.

Advertisement

‘Boom’ de investimentos

‘Há cerca de 10 anos a gente vê uma grande evol

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.