Jovem Aprendiz
Correios promove oportunidades para jovens aprendizes – Uma visão ampla
Os Correios, uma das maiores empresas públicas do Brasil, tem se destacado por suas iniciativas voltadas para a juventude. Recentemente, a empresa iniciou um processo de convocação de mais de 2.058 jovens aprendizes no Rio de Janeiro, oferecendo a eles uma oportunidade valiosa de entrada no mercado de trabalho.
1. Oportunidade de entrada no mercado de trabalho
Para muitos desses jovens, a vaga nos Correios representa uma chance única de iniciar uma carreira. Eles terão a oportunidade de assinar um contrato de trabalho que pode durar entre 12 a 24 meses, com todas as garantias trabalhistas asseguradas, incluindo registro na carteira de trabalho.
Além do salário mínimo por hora do estado, os jovens também receberão benefícios como vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme. Esta é sem dúvida uma excelente oportunidade para os jovens que estão iniciando a sua jornada profissional.
2. Jornada de trabalho e atividades
Os jovens aprendizes terão uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. Essas horas serão divididas entre atividades teóricas, realizadas em uma entidade especializada em formação técnico-profissional, e atividades práticas nos Correios.
Nas atividades práticas, os jovens terão a oportunidade de atuar como auxiliares administrativos e logísticos. Isso os ajudará a adquirir uma compreensão prática do funcionamento de uma grande organização pública.
3. O programa Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa corporativa dos Correios que visa a contratação de adolescentes de acordo com critérios socioeconômicos. Ele está alinhado com as diretrizes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e contribui para a inclusão social e profissional de jovens.
4. Impacto do programa
Desde a implantação do programa Jovem Aprendiz nos Correios em 2011, dezenas de milhares de jovens tiveram sua primeira experiência profissional na empresa. Em 2021, os Correios abriram 4.382 vagas para o programa em todo o Brasil, além da formação de um cadastro reserva.
5. Inclusão e diversidade
Dos total de vagas oferecidas em 2021, 10% foram destinadas a pessoas com deficiência e 20% para jovens pretos e pardos. Isso demonstra o compromisso dos Correios com a inclusão e a diversidade no local de trabalho.
6. O papel dos Correios na formação profissional de jovens
Os Correios têm orgulho de desempenhar um papel ativo na formação profissional de milhares de jovens. Como uma empresa pública e agente do governo federal, a empresa tem um papel importante a desempenhar na promoção do desenvolvimento do Brasil.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a empresa está comprometida em contribuir para a retomada dos grandes projetos de desenvolvimento do Brasil. O programa Jovem Aprendiz é uma parte importante desse compromisso, pois ajuda a preparar a próxima geração de profissionais para o futuro.
7. Conclusão
Os Correios estão desempenhando um papel importante na formação da próxima geração de profissionais brasileiros. O programa Jovem Aprendiz representa uma oportunidade valiosa para os jovens ingressarem no mercado de trabalho e adquirirem habilidades práticas e teóricas. Com o contínuo apoio e compromisso dos Correios, é provável que mais jovens aproveitem essas oportunidades e trilhem um caminho de sucesso no mundo profissional.
Para informações adicionais, acesse o site