Notícias
A Despedida do Rei do Funk Melody – A Vida e Legado de MC Marcinho
MC Marcinho, uma lenda do funk brasileiro, nos deixou tristemente no sábado, 26 de agosto de 2023, aos 45 anos. Com o coração cheio de dor, nos lembramos de sua contribuição inestimável para o cenário musical brasileiro.
1. A Saúde Debilitada do Ícone do Funk
Marcinho lutava contra condições crônicas, incluindo diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada, por cerca de dez anos. Seu estado de saúde se deteriorou nos últimos meses, culminando em sua internação no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, em junho de 2023, devido a um quadro de insuficiência cardíaca e renal.
1.1 A Batalha Contra a Doença
Em julho, o cantor passou por uma parada cardiorrespiratória, resultando no implante de um coração artificial para estabilizar sua condição. A luta de Marcinho contra as adversidades de saúde foi uma batalha contínua, que, infelizmente, culminou em sua morte devido à falência múltipla de órgãos.
2. A Influência de MC Marcinho na Música Brasileira
MC Marcinho fez um grande impacto na cena do funk dos anos 1990. Seus maiores sucessos, como ‘Rap do Solitário’, ‘Escrito Pras Princesas’, ‘Garota Nota 100’ e ‘Glamurosa’, se tornaram hinos da época.
2.1 O Legado Musical de MC Marcinho
Marcinho lançou seu primeiro álbum ‘Sempre Solitário’ em 1998, uma obra que incluía muitos de seus hits, produzida por Marlboro. No ano seguinte, lançou ‘Valeu Shock’, também produzido por Marlboro. ‘Motivos da Vida’ foi a faixa que mais reverberou neste trabalho.
3. A Transição de MC Marcinho
MC Marcinho se afastou da mídia a partir de meados dos anos 2000, pois o estilo do funk mudou, se distanciando do funk melody que ele representava. No entanto, em 2002, ele lançou ‘Falando com as Estrelas’, sob a supervisão de Grandmaster Raphael, com as canções ‘Funk das Antigas’, ‘Zona Oeste’ e ‘Glamurosa’.
3.1 A Ascensão de ‘Glamurosa’
‘Glamurosa’, inspirada na apresentadora Xuxa, se tornou seu maior sucesso, e reafirmou a habilidade de Marcinho como compositor e cantor romântico, independentemente das tendências e subgêneros do funk.
4. Os Problemas de Saúde de MC Marcinho
Os problemas de saúde de Marcinho começaram a se intensificar em 2012, quando foi internado devido a uma pneumonia. Em 2019, foi hospitalizado ao apresentar um princípio de infarto e, no ano seguinte, acabou internado por conta da COVID-19.
4.1 A Luta de Marcinho Contra a Doença
Em fevereiro de 2021, Marcinho entrou em coma por quatro dias devido a uma infecção bacteriana no pé esquerdo. A doença se espalhou para seu pulmão, fazendo com que ele passasse três meses no hospital.
5. Os Últimos Dias de MC Marcinho
De acordo com um boletim médico do Hospital Copa D’Or, MC Marcinho foi internado no dia 27 de junho de 2023. Em 10 de julho, ele precisou ser intubado devido a uma parada cardiorrespiratória.
5.1 A Cirurgia de Implante de Coração Artificial
No dia 13 de julho, Marcinho passou por uma cirurgia para o implante de um coração artificial. No dia 19 de julho, o hospital informou que Marcinho estava estável, respirando sem a ajuda de aparelhos, mas ainda necessitando de cuidados intensivos.
6. A Piora de MC Marcinho
Mais de um mês depois, no dia 22 de agosto, Marcinho apresentou uma ‘piora do quadro clínico nas últimas 72h’ e continuou sob cuidados intensivos. Na sexta-feira, 25 de agosto, o cantor ficou em estado grave após ser diagnosticado com sepse, uma infecção generalizada.
6.1 A Perda de MC Marcinho
A complicação da infecção resultou na suspensão temporária de Marcinho da fila de transplantes de coração. No dia seguinte, 26 de agosto, o Brasil perdeu um de seus grandes nomes da música, MC Marcinho.
Marcinho deixou um legado que será lembrado por gerações. Seu impacto na cena do funk brasileiro será eternamente celebrado.
A vida e o legado de MC Marcinho serão sempre lembrados. A despedida do rei do funk melody é uma perda irreparável para a música brasileira.
MC Marcinho, a lenda do funk brasileiro. Imagem: Arquivo pessoal
7. Referências
– paradiscografiadeMCMarcinho’>Discografia de MC Marcinho(https://linkparadiscografiadeMCMarcinho)
–