Connect with us
1 audiencia publica da usina de dessalinizacao 1 23139804 Mudanças no Projeto da Usina de Dessalinização - Sem Desapropriações Previstas 1 audiencia publica da usina de dessalinizacao 1 23139804 Mudanças no Projeto da Usina de Dessalinização - Sem Desapropriações Previstas

Notícias

Mudanças no Projeto da Usina de Dessalinização – Sem Desapropriações Previstas

Published

on

Crédito da imagem: Samuel Setubal

A reconfiguração do projeto(https://mais.opovo.com.br/jornal/economia/2023/08/21/disputa-com-empresas-de-telecom-faz-planta-de-dessalinizacao-atrasar-um-ano-e-mudar-projeto.html) da usina de [dessalinização de Fortaleza](https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/07/20/ceara-cagece-usina-dessalinizacao-agua-mar-praia-futuro-fortaleza-construcao.html) deve preservar todas as propriedades existentes, de acordo com o [Consórcio Águas de Fortaleza](https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/02/09/comissao-do-governo-confirma-marquise-como-vencedora-da-licitacao-para-planta-de-dessalinizacao-no-ceara.html), que lidera o empreendimento que deverá ter um investimento total de R$ 3 bilhões ao longo de três décadas.

Advertisement

Preocupações Locais

O receio de desapropriações de propriedades habitacionais é uma grande preocupação para os residentes locais. Representantes das empresas envolvidas e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que contratou a planta em nome do Estado, se reuniram com os moradores locais para discutir a nova proposta que altera a localização da captação e descarte de água salina.

Licença Prévia

A audiência pública, que também contou com a presença de políticos locais, faz parte do processo para a obtenção da Licença Prévia (LP) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente, que aprova o local onde a usina será construída. Estudos adicionais ainda serão enviados ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para aprovação.

Advertisement

Possíveis Impactos

Os moradores locais também expressaram preocupações sobre a possibilidade de ruído e odor no local. No entanto, foi assegurado que a máquina não produzirá ruído além das instalações e que não haverá cheiro, já que o processo envolve apenas água.

Durante a construção, no entanto, podem ocorrer alguns transtornos. Para isso, o Consórcio prometeu a criação de uma ouvidoria para receber e resolver as reclamações dos moradores.

Advertisement

Impactos Sociais e Ambientais

Os estudos sobre os impactos ambientais e sociais do projeto foram apresentados pelo professor Fábio Perdigão, Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC).

Durante a pesquisa, foram realizados vários mergulhos na área de operação da planta de dessalinização. De acordo com o professor, todos os mergulhos foram filmados, totalizando mais de 50 horas de gravações.

Advertisement

Crédito da imagem: Samuel Setubal

Biodiversidade Local

Perdigão afirmou que na Praia do Futuro existe uma ‘extrema pobreza biológica’, com pouca quantidade e diversidade de bentos e nectons e quantidades normais de plânctons para águas costeiras pobres em nutrientes. Também não foram observados cetáceos na área e não houve registros de ninhos de tartarugas na área afetada.

Advertisement

Com base nesses dados, foi descartado o impacto nas áreas de proteção, na pesca, no surfe e no turismo.

Sobre o Projeto

A Dessal é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cagece e a empresa Águas de Fortaleza. A ordem de serviço para a construção da usina foi assinada em julho de 2021 e tem como objetivo diversificar a matriz hídrica do Estado. O sistema de dessalinização da água do mar será o maior da América Latina e o primeiro no Brasil com capacidade para produzir 1 m³/s de água para o consumo humano.

Advertisement

Espera-se que 720 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas e que a oferta de água na Região Metropolitana de Fortaleza aumente em 12%. Além disso, a usina gerará pelo menos 600 empregos diretos, com prioridade para os residentes locais.

Tecnologia Empregada

O processo utilizado na usina envolve um tipo especial de filtração chamada osmose reversa, onde uma membrana fina e semipermeável separa a água do sal. Este recurso transformará a água do mar em água própria para o consumo.

Advertisement

Filipe Rolim, representante da HL Soluções Ambientais, explicou o processo realizado na planta de dessalinização.

O Processo

‘A água entrará e passará pelos filtros de pré-tratamento, onde será filtrada. Em seguida, será conduzida ao edifício de osmose reversa, depois passará por uma etapa de remineralização, processo que torna a água própria para o consumo, e seguirá para o reservatório de água tratada, onde será distribuída’, explicou.

Advertisement

A água restante que não será aproveitada ficará em uma salmoura e passará pelos processos adequados para ser retornada ao mar.

Estrutura da Usina

A Dessal do Ceará terá um canal de captação situado a 1,3 quilômetros dentro do mar, com todo o canal submerso a 14 metros de profundidade. A água será direcionada para uma câmara de captação e depois para a planta de dessalinização.

Advertisement

Após o tratamento, a água será direcionada por adutoras a dois reservatórios, um no Mucuripe e o reservatório Praça da Imprensa, abastecendo nove bairros: Varjota, Papicu, Cidade 2000, Praia do Futuro, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Dunas e Aldeota.

Mais notícias de Economia

Para mais notícias sobre economia, acesse aqui(https://www.opovo.com.br/noticias/economia/).

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.