Notícias
Habilidades Profissionais – Por que os estudantes devem conhecê-las?
Ao ingressar em um curso de ensino superior(https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/universidade/) ou [técnico](https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/07/pib-pode-aumentar-ate-23-se-o-brasil-triplicar-vagas-em-ensino-tecnico-aponta-estudo.shtml), um estudante espera adquirir o conhecimento necessário para entrar no [mercado de trabalho](https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/mercado-de-trabalho/). No entanto, essa perspectiva pode não ser totalmente precisa, uma vez que a realidade está em constante mutação, apresentando novos desafios complexos que exigem soluções inovadoras.
Essas soluções devem respeitar o ambiente em que vivemos, valorizar a diversidade(https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/07/educacao-e-diversidade.shtml) e exigir novas atitudes. Diante desse cenário, as organizações empresariais e a sociedade demandarão de todos nós uma formação sólida em conteúdos, mas também habilidades e atitudes que correspondam aos desafios sociais, econômicos, ambientais e de relações de consumo que enfrentaremos.
Candidatos em busca de oportunidades em uma feira de empregos em São Paulo. Foto: Zanone Fraissat.
Um estudo conduzido em 2021 pela ONG America Succeeds(https://americasucceeds.org/), especializada em [educação](https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/educacao/), concluiu que quase dois terços das vagas oferecidas nas empresas listavam habilidades profissionais entre as qualificações exigidas.
Dentre os anúncios de emprego, sete das dez habilidades mais exigidas eram profissionais e atitudinais, incluindo boa comunicação, solução de problemas e planejamento. Essas habilidades foram as mais desejadas para 91% dos cargos de gerência, 86% dos cargos de operações comerciais e 81% dos empregos no setor de engenharia, áreas consideradas de alta qualificação.
As empresas estão mudando a tal ponto que perceberam que as pessoas devem vir em primeiro lugar, antes mesmo do desempenho. Isso é o que vai gerar valor para suas marcas e produtos.
A seguir, listamos cinco habilidades e atitudes buscadas por empresas e que os estudantes precisam conhecer:
1. Criatividade e Inovação(https://www1.folha.uol.com.br/folha-topicos/inovacao/)
Muitas pessoas acreditam que ser criativo significa criar algo novo. Embora isso seja parte da criatividade, essa habilidade está mais associada à capacidade de resolver problemas, propor novas ideias e trazer algo único, muitas vezes, diante de situações cotidianas. É a habilidade de olhar além das fronteiras convencionais e imaginar novas possibilidades, transformando o comum em algo extraordinário. Esta habilidade pode ser aprimorada ao longo do tempo por meio da prática, exploração e colaboração com pessoas de diversas áreas de especialização.
2. Comunicação
O mercado tem exigido cada vez mais que as pessoas sejam boas comunicadoras(https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2020/08/comunicacao-vira-a-habilidade-mais-valorizada-por-empregadores.shtml). Isso significa ser capaz de se comunicar claramente, tanto verbalmente quanto por escrito, incluindo a habilidade de transmitir informações de maneira compreensível, ouvir atentamente e adaptar a comunicação para diferentes públicos. No ambiente de trabalho, essa habilidade abre muitas portas para a carreira e o relacionamento com as pessoas.
3. Empatia(https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/08/o-que-sao-soft-skills-habilidades-comportamentais-cada-vez-mais-buscadas-por-empregadores.shtml)
A empatia é crucial para a colaboração eficaz em equipes multiculturais e para atender às necessidades dos consumidores. Promove relacionamentos saudáveis, comunicação eficaz, resolução de conflitos, colaboração e um ambiente geral mais positivo. Além disso, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de líderes e na criação de uma cultura organizacional que valoriza o respeito mútuo.
4. Gestão do tempo(https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2023/07/como-e-quando-dizer-nao-para-impor-limites-no-trabalho.shtml) e organização
As empresas buscam pessoas que são capazes de gerenciar tarefas, estabelecer prioridades e se manter organizadas para a eficiência e produtividade no trabalho. Quem sabe gerir o tempo e é bem organizado, provavelmente, é valorizado dentro das organizações.
5. Liderança(https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/07/projeto-abre-treinamento-de-mulheres-negras-para-cargos-de-lideranca.shtml)
Mesmo para funções não gerenciais, a habilidade de liderar, inspirar e liderar equipes é valorizada. Isso envolve motivar colegas, orientar projetos e agir como um exemplo positivo. A habilidade de liderar é uma jornada de aprendizado contínuo, que exige autoconhecimento, empatia, adaptabilidade e uma busca constante por aprimoramento.
Para informações adicionais, acesse o site