Notícias
A Cidade de Volta Redonda – Capacitação e Criação de Oportunidades de Emprego
Volta Redonda, uma cidade em expansão no estado do Rio de Janeiro, vem se destacando por suas iniciativas de capacitação e geração de empregos. Através de diversas parcerias, a prefeitura local tem se comprometido em proporcionar oportunidades de trabalho para os habitantes da cidade e prepará-los adequadamente para o mercado.
Parcerias Estratégicas para a Geração de Emprego
A Prefeitura de Volta Redonda tem firmado uma série de parcerias estratégicas para garantir a geração de oportunidades de trabalho na cidade. Entre as instituições parceiras estão a Fundação Beatriz Gama (FBG), a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), entre outras. Essas parcerias têm como objetivo oferecer capacitações alinhadas às demandas do mercado de trabalho.
Oportunidades de Emprego em Grandes Empresas
Grandes empresas, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI), anunciaram recentemente a abertura de centenas de vagas de emprego e estágio. Para facilitar o acesso dos moradores de Volta Redonda a essas oportunidades, a prefeitura firmou um convênio com essas empresas, permitindo que os processos seletivos sejam realizados em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) locais.
Programas de Capacitação da CSN
A CSN oferece diversos programas de capacitação, como o ‘Aprendizagem Industrial’, voltado para jovens de 18 a 23 anos, o ‘Capacitar’, que foca na contratação de mulheres e na sua qualificação na área industrial, o ‘Incluir’, que promove a formação e qualificação de PCDs (Pessoas com Deficiência) e o programa de estágio da empresa.
Cursos de Formação para o Mercado de Trabalho
Através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), em parceria com a secretaria de Ação Comunitária (Smac) e a Fevre, o projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’ vem formando mão de obra qualificada para o mercado da Construção Civil. O curso já formou mais de 300 mulheres desde 2021, com algumas já empregadas.
Preparação de Jovens e Adultos
A Fevre, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), também está oferecendo capacitação para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com 14 anos ou mais. O projeto ‘Qualifica Fevre’ oferece cursos de Assistente em Distribuição e Logística, Assistente Administrativo e Programação.
Cooperação Técnica com a Firjan Senai/Sesi
Um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Firjan Senai/Sesi também foi firmado para a oferta de cursos gratuitos de qualificação em Assistente de Operações em Logística e Assistente Administrativo, para pessoas a partir de 18 anos.
A Fundação Beatriz Gama e a Formação Profissional
A Fundação Beatriz Gama (FBG) é uma importante ferramenta de formação em Volta Redonda, capacitando centenas de novos profissionais a cada ano, através de cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura, Confeitaria, Depilação, Empreendedorismo, Estética Corporal, Eventos, Maquiagem, Mecânica de Autos e Manicure.
Conclusão
A cidade de Volta Redonda está se destacando por suas iniciativas de capacitação e criação de oportunidades de emprego. Através de diversas parcerias, a prefeitura local tem se comprometido em proporcionar oportunidades de trabalho para os habitantes da cidade e prepará-los adequadamente para o mercado. Não há dúvida de que essas ações estão transformando Volta Redonda em um centro de excelência em capacitação e geração de empregos.
Para informações adicionais, acesse o site