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Estacionamento Rotativo Pago – Uma Solução ou um Problema?

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Desde a sua reimplantação no centro de Montenegro, o estacionamento rotativo pago tem sido um tema de debate acirrado entre a população e os comerciantes. Enquanto alguns acreditam que é uma estratégia eficaz para disciplinar e organizar as vagas de veículos, outros expressam insatisfação com o funcionamento do serviço.

O Contexto da Reimplantação

Segundo a Prefeitura de Montenegro, a reintrodução do estacionamento rotativo pago era uma demanda tanto da população quanto dos comerciantes. Antes da sua implementação, muitos motoristas deixavam seus veículos estacionados durante todo o dia na área central, o que dificultava a disponibilidade de vagas para os clientes dos estabelecimentos comerciais. Nesse sentido, o estacionamento pago surgiu como uma solução para organizar a ocupação das vagas e incentivar os motoristas a utilizarem ruas mais distantes.

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As Críticas e Reclamações

No entanto, recentemente, muitas pessoas têm expressado suas reclamações sobre o funcionamento do estacionamento pago. As críticas são principalmente direcionadas à falta de tolerância no tempo de início da cobrança, às multas cobradas pelo sistema de câmeras e aos parquímetros que não funcionam corretamente. Além disso, alguns usuários também expressaram a necessidade de mais vagas para motos e a dificuldade para efetuar os pagamentos das notificações.

O Pedido de Reunião

Diante das reclamações, o vereador Talis Ferreira solicitou uma reunião na Câmara Municipal com a empresa responsável pela cobrança do estacionamento rotativo pago, a Estacionamento Digital. A reunião foi marcada para o dia 14 de setembro, às 9h da manhã, com o objetivo de esclarecer as dúvidas e as queixas dos usuários.

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O Posicionamento da Empresa

Em resposta às reclamações, Katia Juliane de Mattos, responsável pela empresa Estacionamento Digital em Montenegro, esclareceu alguns pontos sobre o funcionamento do serviço.

Em relação à tolerância de 10 minutos, Katia explicou que esse tempo é concedido para quem não colocou o ticket ou não tem saldo no aplicativo. Nesse caso, o motorista deve entrar em contato com o monitor, buscar um parquímetro ou um ponto de venda (PDV). Katia ressaltou que a tolerância só é concedida uma vez ao dia e que não há gratuidade nesse tempo concedido até o pagamento.

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Quanto às notificações de multas, Katia informou que, caso não seja feito o pagamento do estacionamento, a notificação custa R$ 4,30 para até duas horas. Se o pagamento não for efetuado em até duas horas, é gerada uma segunda notificação, de R$ 21,50. A falta de pagamento pode resultar em uma multa de trânsito do Detran, de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira de habilitação e o risco de ter o veículo guinchado por estacionamento irregular, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Katia admitiu que alguns parquímetros podem apresentar defeitos e estão em manutenção. Sobre a reclamação de necessidade de mais vagas para motos, Katia informou que o pedido está sendo analisado pela empresa.

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O Funcionamento do Estacionamento Rotativo Pago

Para estacionar os carros, o valor de meia hora é R$ 1,10, enquanto o valor de 1 hora é R$ 2,15. Para 1h30, o custo é de R$ 3,25 e para 2 horas é R$ 4,30. Há também a opção por meia diária, que custa R$ 10,75, e pela diária, por R$ 21,50. O horário de cobrança vai das 9h da manhã às 18h, de segunda a sexta-feira, além de pela manhã aos sábados, das 8h ao meio-dia.

As motos estão isentas desde que estacionadas nos pontos determinados. É proibido estacionar moto em locais de carros, sujeito inclusive a multa e guincho.

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A Importância do Aplicativo

Para facilitar o processo, a empresa sugere que o motorista baixe gratuitamente o aplicativo do Estacionamento Digital no telefone celular, onde pode colocar os créditos e evitar o risco de notificações e multas.

Conclusão

O estacionamento rotativo pago é uma estratégia que visa organizar e disciplinar as vagas de veículos no centro da cidade. No entanto, é importante que a empresa responsável esteja atenta às reclamações e sugestões dos usuários para melhorar cada vez mais o serviço prestado.

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Lembrando que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 3253 6860, pelo site do Estacionamento Digital ou diretamente na central de atendimento da empresa, localizada na Rua Capitão Cruz, 2346, próximo da esquina com a Rua Santos Dumont.

Este texto foi elaborado com base em informações obtidas do artigo ‘Cobrança organizou as vagas no Centro, mas existem queixas’, publicado no Jornal Ibiá.

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Leia mais aqui(https://jornalibia.com.br/destaque/estacionamento-rotativo-pago-gera-reclamacoes-e-empresa-presta-esclarecimentos/)

Para informações adicionais, acesse o site

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