Connect with us

Notícias

São Paulo levará 20 empresas ao Gamescom, a maior feira de jogos eletrônicos do mundo

Published

on

O setor de jogos eletrônicos está em constante crescimento e o Brasil se destaca mundialmente nesse mercado. Para potencializar ainda mais este cenário, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista estão promovendo uma missão internacional com 20 empresas do setor para participar do Gamescom, o maior evento de jogos eletrônicos do mundo, na Alemanha.

O mercado de jogos eletrônicos no Brasil

No Brasil, o setor de jogos eletrônicos é responsável por movimentar quase R$ 1 bilhão por ano e empregar 6 mil pessoas, de acordo com números da Abragames – Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games. O país é o 10º maior mercado do mundo no segmento, que cresceu 152% no último ano.

Advertisement

São Paulo é o maior polo de criatividade e negócios da indústria brasileira de games. O estado concentra mais de 30% das empresas do país e responde por 43% das receitas de todo o setor nacional de games. A capital paulista se tornou um grande centro para estúdios, publishers e investidores da indústria de jogos eletrônicos.

Ação conjunta para o Gamescom

A missão de levar as empresas paulistas ao Gamescom é resultado de uma ação conjunta entre o Estado de São Paulo e a Prefeitura da Capital. O estado, através do Creative SP, programa da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e da Investe SP, agência de promoção de investimentos, e a administração municipal, representada pela SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da Capital, pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual, e pela Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Advertisement

Seleção das empresas

Das 20 empresas participantes, 10 foram selecionadas pelo Governo de São Paulo através do Creative SP, que visa impulsionar o intercâmbio internacional das empresas paulistas do setor da Economia Criativa e atrair investimento estrangeiro para o Estado.

‘As oportunidades no mercado de games são muitas, e o setor cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$ 18 milhões nessa indústria, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo’, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.

Advertisement

Aporte financeiro e mentorias

As outras 10 empresas foram selecionadas pela Prefeitura da Capital por meio dos programas Spcine Games, divisão da Spcine voltada para o setor de games, e Sampa Games, programa operado pela Ade Sampa que tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e aporte financeiro.

O Sampa Games é focado em empresas e estúdios que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor de jogos eletrônicos. A iniciativa tem o objetivo de acelerar negócios deste setor com mentorias e oficinas gratuitas, participação em eventos e ampliação da rede de contatos, além de um aporte financeiro para até 24 negócios que serão selecionados para a aceleração.

Advertisement

São Paulo na Gamescom

São Paulo terá um estande na área ‘business’ da feira, espaço criado especialmente para a exposição das empresas paulistas de games aceleradas, networking, reuniões de negócios e atendimento a potenciais investidores.

Dados da Abragames mostram que três de cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para o crescimento do total de estúdios de criação de jogos eletrônicos no país, que pulou de 133 para 1.009 entre 2014 e 2022. Além disso, mais da metade das empresas locais vendem seus jogos no exterior.

Advertisement

Sobre as entidades envolvidas

A SP Negócios é a agência de promoção de investimentos e exportações da cidade de São Paulo, criada para atuar junto à Prefeitura de São Paulo na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimento, visando o desenvolvimento econômico da cidade. Saiba mais em: www.spnegocios.com(http://www.spnegocios.com)

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores. Saiba mais em: www.adesampa.com.br(http://www.adesampa.com.br)

Advertisement

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. A Spcine Game é a divisão da Spcine voltada para o setor de games.

Siga a SMDET nas redes sociais

Twitter(https://twitter.com/spsmdet)
Facebook(https://www.facebook.com/spsmdet/)
Instagram(https://www.instagram.com/spsmdet/)
Flickr
LinkedIn(https://www.linkedin.com/in/secretaria-municipal-desenvolvimento-econ%C3%B4mico-a08609150/)

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.