Notícias
Menina Empreendedora – Capacitando jovens periféricas com ferramentas de empreendedorismo
Introdução
A iniciativa Menina Empreendedora é um projeto realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME) com o objetivo de encorajar jovens periféricas a explorar o mundo do empreendedorismo. Este curso, em colaboração com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), foca em habilidades essenciais como vendas, marketing e estratégias pessoais.
Público-alvo do projeto
O projeto foi concebido com um foco especial na população feminina jovem e periférica. As participantes do curso geralmente têm 14 anos ou mais, pois, segundo Izabela Araujo, presidente do CME, essa faixa etária é mais aberta a mudanças de conceitos e paradigmas de vida.
Tópicos abordados no curso
O curso é conduzido através de trocas de experiências entre empresárias de diversos setores e as participantes. Os tópicos abordados incluem:
– Autoimagem
– Autoprojeção
– Técnicas de marketing
– Estratégias de vendas
Exposição a diferentes setores
As alunas têm a oportunidade de interagir com empresárias de setores como moda, varejo e gastronomia. Essa exposição a diferentes indústrias proporciona uma visão ampla e diversificada do mundo dos negócios.
Aprendizado prático
Para complementar as lições teóricas, as participantes do curso têm a oportunidade de aprender uma receita exclusiva de cupcakes. Isso serve como um estímulo para iniciar um negócio, além de proporcionar uma experiência prática na cozinha. As alunas recebem todos os materiais necessários para reproduzir a receita em casa, como liquidificador e insumos.
Experiências de participantes
Vitória Braga, uma jovem mãe de 18 anos, é uma das participantes do curso. Ela vê a iniciativa como uma oportunidade de aprender novas habilidades e realizar seu sonho de abrir sua própria loja.
Outra participante, Jeovana Machado, uma estudante de 16 anos, vê o curso como uma oportunidade de aprimoramento para um futuro emprego.
Conclusão do curso
O curso Menina Empreendedora é concluído em uma semana. Antes de ser realizado na Usina da Paz Jurunas/Condor, o curso também foi oferecido em outros locais, incluindo a UsiPaz Cabanagem e a Padre Bruno Sechi, no bairro do Bengui.
Considerações finais
A iniciativa Menina Empreendedora é um exemplo inspirador de como a educação em empreendedorismo pode abrir portas para jovens periféricas, oferecendo-lhes as ferramentas para criar seus próprios negócios e mudar seus paradigmas de vida.
Referências
– Agência Pará(https://agenciapara.com.br/)
– Conselho da Mulher Empreendedora (CME)(http://www.cme.org.br/)
– Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme)(http://www.sedeme.pa.gov.br/)
– Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac)(http://www.seac.pa.gov.br/)
Para informações adicionais, acesse o site