Notícias
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Uma Celebracão à Inclusão em São José do Rio Preto
Introdução
A cidade de São José do Rio Preto, sob a égide da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), celebrou recentemente a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta comemoração, que ocorre anualmente até o dia 28 de agosto, busca promover a inclusão e combater o preconceito através de diversas atividades e eventos.
A Marcha pela Inclusão
Uma das principais ações foi a passeata que ocorreu no centro da cidade. Os participantes se concentraram na Praça Dom José Marcondes e percorreram as ruas Tiradentes, General Glicerio, Jorge Tibiriça e Bernardino de Campos. Munidos de faixas e cartazes, entoavam palavras de ordem pedindo a inclusão e combatendo o preconceito.
A marcha foi embalada pela música ‘Tocando em Frente’, de Almir Sater e Renato Teixeira, e contou com a participação de dois labradores, Mel e Duk, que atuam como coterapeutas na APAE.
Os Cães Terapeutas
Os labradores Mel e Duk, treinados pelo adestrador Reginaldo Junior, atuam em diversas frentes na APAE, contribuindo em áreas como saúde, educação e assistência social. Eles são exemplo de como a terapia assistida por animais pode ser uma ferramenta poderosa para inclusão e bem-estar das pessoas com deficiência.
O Tema da Semana
O tema da semana deste ano – ‘Conectar e Somar para Construir Inclusão’ – visa mostrar a população que a conexão, seja ela interpessoal ou digital, é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo a união de esforços em prol da inclusão.
A Importância do Evento
Para a presidente da APAE de Rio Preto, Magdalena Volpe, a passeata e o evento como um todo são de grande importância. Além de proporcionar uma experiência diferente para os alunos da instituição, a ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre o trabalho realizado e a importância da inclusão.
Os Serviços Oferecidos
A APAE de Rio Preto atende 500 alunos e emprega 120 pessoas. Mantida com verbas governamentais, emendas parlamentares, arrecadações e doações da sociedade civil, a instituição oferece uma variedade de serviços para pessoas com deficiência, incluindo programas de educação, saúde e assistência social.
A Visibilidade e a Inclusão
Para Sueli Aparecida Facundim de Melo, responsável pelo Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Mulher, PcD e Igualdade Racial, a visibilidade é essencial para o processo de inclusão das pessoas com deficiência. A sociedade precisa não apenas incluir, mas aceitar e respeitar essas pessoas como qualquer outra.
A Inclusão no Dia a Dia
A inclusão não deve ser apenas um conceito abstrato, mas uma prática diária. Maria Cristina de Godoi Augusto, secretária da pasta, cita os serviços oferecidos pela Secretaria que visam a inclusão, como a Academia Superação, carteirinha de meia entrada e do transporte municipal, cartão TEA, encaminhamentos e visitas domiciliares, atendimento psicossocial, Balção da Empregabilidade para PcDs, entre outros.
A Empregabilidade e a Inclusão
Patricia Cecilio Domingues Azevedo, diretora da Drads Rio Preto, ressalta a necessidade de unir esforços para gerar emprego para as pessoas com deficiência. A inclusão passa também pela capacidade de oferecer oportunidades de trabalho e de contribuição para a sociedade.
Conclusão
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, idealizada pela Federação Nacional das APAEs (APAE Brasil) em 1963 e inserida no calendário nacional desde 2017, é um momento de reflexão e ação pela inclusão. A cidade de São José do Rio Preto tem se destacado nesse sentido, mostrando que a inclusão é uma construção diária e coletiva.
Créditos: Texto baseado nas informações de Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação.
Para informações adicionais, acesse o site