Notícias
Governo de Minas planeja pagamento de Adveb retroativo para mais de 116 mil funcionários
O Governo de Minas(https://www.mg.gov.br/), em colaboração com a [Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG)](https://www.educacao.mg.gov.br/), anunciou recentemente que irá providenciar o pagamento retroativo do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) a mais de 116 mil funcionários que têm direito a receber o benefício. A ação deve impactar aproximadamente R$ 318 milhões e estará disponível a partir da folha de pagamento de agosto, a ser paga a partir de setembro.
O Anúncio
A notícia foi divulgada pelo Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. ‘Hoje estamos trazendo uma boa notícia para os servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação. O Governo de Minas irá pagar os valores retroativos do Adveb a todos os que têm direito a receber este benefício, cumprindo assim com o seu compromisso na valorização dos servidores e em reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais da Educação’, destacou Alvarenga.
Entendendo o Adveb
O pagamento retroativo do Adveb, que se refere a todos os atos já publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, tornou-se possível após uma reorganização financeira. O Adveb é atribuído mensalmente e corresponde a 5% do salário básico do servidor efetivo a cada cinco anos de exercício efetivo. O benefício é fruto de uma ação conjunta da SEE/MG com as Secretarias de Estado de Fazenda (SEF/MG)(http://www.fazenda.mg.gov.br/) e de [Planejamento e Gestão (Seplag/MG)](https://www.mg.gov.br/planejamento).
Retomada do Adveb
A retomada do pagamento do Adveb, aprovada pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), foi implementada pelo Governo de Minas em 2019, cumprindo mais uma das metas desta gestão, que realizou uma série de ações para arrumar a casa, como regularizar o pagamento dos servidores no quinto dia útil de cada mês, além de outros benefícios. Em junho de 2023, a SEE/MG publicou o benefício para 52.997 servidores, que implementaram os requisitos para o primeiro e segundo Adveb.
Valorização dos profissionais da Educação
Além do Adveb, o Governo de Minas tem realizado uma série de ações de valorização dos servidores da Educação. Em julho deste ano, o governador Romeu Zema sancionou o reajuste de 12,84% que beneficia os 389.360 servidores da Educação Básica. A recomposição salarial foi aplicada nos salários dos profissionais na folha de pagamento do mês de julho, a ser quitada em agosto.
Desde o início desta gestão, foram publicadas aproximadamente 260 mil atos de concessões de progressão e promoção da carreira dos servidores da educação. Até o momento, entre 2019 a 2023, já foram nomeados mais de 17 mil candidatos aprovados nos concursos públicos regidos pelos Editais Seplag/SEE Nº 01/2011, 02/2014, 03/2014, 04/2014, 05/2014 e SEE Nº 07/2017.
As inscrições para o concurso público da Secretaria de Educação também estão em andamento, até o dia 29/8. São 19.878 vagas em todo o estado, para atuação em unidades escolares, Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva (Crei) e na Unidade Central.
Para informações adicionais, acesse o site