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Intenção de Compra das Famílias Brasileiras – Um Aumento Notável Desde 2015

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A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Brasil tem visto um crescimento significativo, atingindo o seu pico mais alto desde 2015. Este fenômeno tem sido impulsionado por vários fatores, incluindo a queda recente da inflação e as condições favoráveis do mercado de trabalho.

O Estado Atual da ICF

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ICF atingiu 101,1 pontos em agosto, um aumento de 1,4% em comparação com julho. Este é o maior nível desde abril de 2015, quando atingiu 102,9 pontos.

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> ‘A última vez que o ICF esteve no campo positivo foi em abril de 2015’

Os indicadores acima de 100 pontos sinalizam uma percepção de otimismo entre as famílias brasileiras em relação ao consumo.

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O Emprego e a ICF

A segurança no emprego é um dos principais fatores que influenciam a intenção de compra. Quatro em cada dez entrevistados (42,5%) sentem-se mais seguros em seus empregos em comparação com o ano anterior.

> ‘42,5% dos entrevistados sentem-se mais seguros em seus empregos em comparação com o ano anterior’

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Essa é a maior porcentagem desde março de 2015, o que é um indicativo positivo para o consumo.

O Impacto do Crédito na ICF

Apesar do aumento na ICF, o endividamento ainda está em um nível alto, limitando a capacidade de consumo das famílias. 40% dos entrevistados afirmam que estão consumindo menos do que um ano atrás.

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No entanto, as taxas de juros médias em todas as modalidades de crédito com recursos livres atingiram 59,1% em junho, uma queda de 0,8 ponto percentual em relação a maio. Isso é um reflexo positivo na ICF.

Acesso ao Crédito

O acesso ao crédito é um componente crucial para a intenção de consumo. Nos últimos 12 meses, a proporção de consumidores que acreditam que está mais difícil obter crédito caiu de 41,5% para 36,9%.

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Por outro lado, o índice dos que consideram que o acesso a empréstimos está mais fácil subiu 4 pontos percentuais, atingindo 28,5% – o maior nível desde maio de 2020.

Tendências Futuras

A CNC prevê uma melhora no acesso ao crédito nos próximos meses, graças à redução dos juros e da inadimplência.

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> ‘A tendência é que esse indicador de acesso ao crédito melhore até o fim do ano’

Programas de renegociação de dívida, como o Desenrola Brasil(https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-08/desenrola-renegociou-quase-r-10-bilhoes-aponta-febraban), lançado pelo governo federal, estão contribuindo para esta melhora.

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Conclusão

O crescimento da ICF é um indicativo positivo para a economia brasileira. A segurança no emprego, a queda da inflação e a melhora no acesso ao crédito são alguns dos fatores que estão impulsionando esse aumento.

Embora o endividamento ainda seja uma preocupação, a tendência é de melhora nos próximos meses, o que pode levar a um aumento ainda maior na intenção de consumo das famílias brasileiras.

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> ‘A expectativa é de uma intenção de consumo crescente’

Para informações adicionais, acesse o site

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