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Leilão de Rodovias no Paraná – Oportunidades e Desafios
O setor de transportes brasileiro está prestes a experimentar uma revolução significativa. Nesta sexta-feira, 25/8, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) realizarão um leilão para o primeiro lote do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná.
O Contexto
Atualmente, a região carece de uma concessionária responsável pelas vias, uma situação que perdura há um ano e meio. Com o leilão, o objetivo é retomar a manutenção e conservação dos trechos leiloados, para promover o desenvolvimento econômico, a segurança dos usuários e outros benefícios necessários para o desenvolvimento da infraestrutura da região e do país.
Para acessar todos os arquivos do edital, clique aqui(https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/novos-projetos-em-rodovias/br-277-373-376-476-pr-e-pr-418-423-427/arquivos-para-download).
O Leilão
O contrato será de 30 anos e o primeiro lote abrangerá uma extensão total de 473 km, englobando várias rodovias estaduais e federais.
As Rodovias
O lote inclui diversas rodovias, como as BR-277/373/376/476/PR e as PR-418/423/427. Entre os destaques, estão trechos que ligam a Região Metropolitana de Curitiba ao porto de Paranaguá e à Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.
Investimentos
Estima-se que o valor total dos investimentos para o primeiro lote seja de R$ 13,1 bilhões. Este valor será destinado à expansão e melhoria da capacidade das rodovias, bem como a serviços gerais e administrativos.
Benefícios
De acordo com o Programa de Exploração da Rodovia (PER), os principais benefícios incluem amplas obras de duplicação, faixas adicionais, terceira faixa e vias marginais. Além disso, o projeto prevê a instalação de 11 passarelas, 60 paradas de ônibus e 70 Obras de Arte e Especiais.