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Queda Dramática na Movimentação de Passageiros nos Aeroportos do Rio de Janeiro

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Os aeroportos do Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont, enfrentaram uma queda significativa no número de passageiros entre 2014 e 2022. Embora a pandemia da COVID-19 seja um fator notável, ela não é a única causa dessa redução drástica.

Análise dos Números

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac)(https://www.anac.gov.br/), e analisados pela Agência Brasil, o volume de passageiros que embarcaram nos aeroportos do Rio atingiu seu pico em 2014, com 13,3 milhões de viajantes. No entanto, em 2022, esse número caiu para 7,8 milhões – uma queda expressiva de 41% (ou 5,5 milhões de passageiros) em comparação com 2014.

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Ainda em 2019, antes da pandemia, o número de embarques nos dois aeroportos do Rio já havia sofrido uma queda de 15% em relação a cinco anos antes, registrando 11,3 milhões de passageiros.

Impacto nos Aeroportos

O Aeroporto Internacional do Galeão foi o mais afetado, com uma queda de 19% no número de embarques de 2014 a 2019 e uma queda ainda maior de 66% de 2014 a 2022.

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Por outro lado, o Aeroporto Santos Dumont também apresentou uma queda de 8% entre 2014 e 2019, mas conseguiu registrar um pequeno aumento de 2% em 2022 em comparação com 2014.

No entanto, é importante notar que os passageiros que deixaram de usar o Galeão não migraram para o Santos Dumont. Embora o número de embarques no aeroporto doméstico tenha aumentado em 90 mil de 2014 a 2022, o Galeão perdeu muito mais – um total de 5,6 milhões de passageiros.

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Comparação com São Paulo

Enquanto a cidade do Rio de Janeiro enfrentava essa queda dramática, a situação em São Paulo era bastante diferente. Os dois aeroportos da cidade, Guarulhos e Congonhas, viram um aumento de 15% nos embarques entre 2014 e 2019, e uma queda de apenas 8% em 2022 em comparação com 2014.

Opiniões de Especialistas

Elton Fernandes, professor do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acredita que é necessário que governos e empresários assumam responsabilidades para que o Rio volte a ter importância em nível nacional e internacional, atraindo mais viajantes para a cidade.

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Rafael Castro, especialista em aeroportos e professor do curso de graduação em Turismo do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), concorda com Fernandes. Segundo Castro, apenas a transferência de voos do Santos Dumont para o Galeão não será suficiente para resolver o esvaziamento do aeroporto internacional. Ele acredita que essa medida é apenas uma solução emergencial.

Castro sugere que é necessário melhorar o acesso ao terminal por transporte público, investir em segurança pública e atrair mais turistas para a cidade.

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Para Castro, ‘É superimportante que o Rio consiga dinamizar sua economia e estimular o Turismo. Tem que haver um comprometimento de várias entidades, prefeitura da cidade, governo do Estado, Ministério do Turismo, Anac, Ministério dos Portos e Aeroportos, Embratur. Tem que haver um fortalecimento grande do Turismo na cidade e no Estado. O Rio de Janeiro é uma cidade que tem um apelo turístico muito maior do que outras cidades. É a cidade que vem na mente de qualquer turista estrangeiro.’

Ações Governamentais

A Secretaria de Estado de Turismo tem negociado com diversas companhias aéreas o retorno dos voos internacionais para o Rio e já teve adesão de gigantes do mercado como British Airways, Tap, United Airlines, Delta, American Airlines e Ita Airways.

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Em relação ao mercado doméstico, a Secretaria está promovendo o estado nas principais cidades emissoras de turistas, com o projeto ‘O Rio Continua Lindo. É perto!’.

De acordo com o secretário de Turismo, a decisão do governo federal de restringir os voos no Santos Dumont ‘vai potencializar o Galeão, equilibrando as operações’. Além disso, o governo do Estado tem concedido incentivo fiscal às companhias aéreas no aeroporto Galeão.

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‘Estamos otimistas de que o Rio de Janeiro vai recuperar esse protagonismo. Já estamos no caminho certo para isso’, finaliza o secretário.

Originalmente publicado na Agência Brasil(https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-08/rio-perdeu-mais-de-40-de-embarques-aereos-entre-2014-e-2022)

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Para informações adicionais, acesse o site

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