Connect with us
estado de minas imgage O Escândalo do Rei da Cachaça" - Uma Análise Profunda" estado de minas imgage O Escândalo do Rei da Cachaça" - Uma Análise Profunda"

Notícias

O Escândalo do Rei da Cachaça” – Uma Análise Profunda”

Published

on

Antonio Eustaquio Rodrigues, mais conhecido como o ‘Rei da Cachaça’, tornou-se uma figura central de um escândalo que chamou a atenção de todo o país. Proprietário das marcas de cachaça Seleta, Boazinha e Saliboia, Rodrigues teve sua imagem manchada por graves acusações.

O Caso

Rodrigues foi preso na tarde de uma sexta-feira, no dia 18 de agosto. A condenação que culminou em sua prisão foi resultado de acusações de estupro e estupro de vulnerável, crimes pelos quais ele estava foragido desde junho do mesmo ano.

Advertisement

De acordo com as informações obtidas, o empresário cumprirá 15 anos de reclusão em regime fechado. Sua prisão não é uma novidade, pois já havia sido detido durante as investigações em agosto de 2014. No entanto, foi solto em novembro do mesmo ano após a Justiça acatar o pedido de revogação da prisão temporária.

As Alegações

Na época das investigações, vários depoimentos foram registrados. Segundo os relatos, Rodrigues teria convidado dois adolescentes para sua fazenda. Chegando lá, ele teria os chamado para entrar em sua casa e, em seguida, convidado os adolescentes para irem até o quarto, onde pediu que fizessem uma ‘massagem pelo seu corpo’.

Advertisement

Os adolescentes, com medo de serem deixados na fazenda e terem que voltar a pé para casa, atenderam aos pedidos de contato sexual feitos pelo empresário.

A Condenação

Segundo o Ministério Público, Rodrigues foi condenado por dois estupros e um estupro de vulnerável. Na época em que os crimes vieram à tona, os parentes do empresário alegaram que ele sofria de ‘problemas psicológicos e transtorno bipolar’.

Advertisement

Em 2014, a Seleta e Boazinha Indústria Comércio Importação e Exportação Ltda, empresa detentora da marca Seleta, afirmou que Rodrigues estava afastado das atividades de gestão da empresa desde 2006, por decisão do conselho administrativo, devido a graves problemas de saúde.

A Defesa

Em nota, a defesa de Antonio Eustaquio Rodrigues informou que:

Advertisement

‘Na tarde de ontem, quando se encontrava em visita a casa de parentes em Belo Horizonte, foi cumprido o mandado de prisão para início de cumprimento da pena de 15 anos de reclusão.

O caso pode ser inscrito entre os grandes erros do Poder Judiciário.

Advertisement

Antonio foi absolvido pelo Juiz da Comarca de Salinas e igualmente absolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que reconheceram que a prova era confusa e contraditória.

Lamentavelmente, a condenação resultou de uma decisão monocrática de um ministro do STJ, longe dos fatos, longe das provas e das pessoas envolvidas, que não foi possível reverter nos tribunais superiores’.

Advertisement

Nota Oficial – Cachaça Seleta

‘Comunicamos que o Sr. Antonio Rodrigues, sócio fundador da Cachaça Seleta se encontra afastado das atividades de gestão da empresa desde 2014, por decisão do Conselho administrativo do grupo, em virtude de graves problemas de saúde.

Diante dos problemas pessoais enfrentados pelo seu sócio fundador, a Seleta continua a operar de forma regular e independente.’

Advertisement

O Que a Lei Brasileira Diz Sobre Estupro?

De acordo com o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 213, estupro é ”constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.”

Também temos o artigo 215 que trata sobre a violação sexual mediante fraude, que é ”ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima”

Advertisement

O Que é Assédio Sexual?

O artigo 216-A do Código Penal Brasileiro diz o que é o assédio sexual: ”Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função.”

O Que é Estupro Contra Vulnerável?

O crime de estupro contra vulnerável está previsto no artigo 217-A. O texto veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos.

Advertisement

No parágrafo 1º do mesmo artigo, a condição de vulnerável é entendida para as pessoas que não têm o necessário discernimento para a prática do ato, devido a enfermidade ou deficiência mental, ou que por algum motivo não possam se defender.

Penas pelos Crimes Contra a Liberdade Sexual

A pena para quem comete o crime de estupro pode variar de seis a 10 anos de prisão. No entanto, se a agressão resultar em lesão corporal de natureza grave ou se a vítima tiver entre 14 e 17 anos, a pena vai de oito a 12 anos de reclusão. E, se o crime resultar em morte, a condenação salta para 12 a 30 anos de prisão.

Advertisement

A pena por violação sexual mediante fraude é de reclusão de dois a seis anos. Se o crime é cometido com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.

No caso do crime de assédio sexual, a pena prevista na legislação brasileira é de detenção de um a dois anos.

Advertisement

O Que é a Cultura do Estupro?

O termo cultura do estupro tem sido usado desde os anos 1970 nos Estados Unidos, mas ganhou destaque no Brasil em 2016, após a repercussão de um estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro. Relativizar, silenciar ou culpar a vítima são comportamentos típicos da cultura do estupro.

Como Denunciar Violência Contra Mulheres?

* Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
* Em casos de emergência, ligue 190.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.