Notícias
‘Meu sustento foi consumido’ – o testemunho de residentes de Santa Catarina após o assustador incêndio no Havaí
Gustavo Fidelis, um cidadão de 44 anos que reside nos Estados Unidos há 15 anos(https://www.usa.gov/) e no Havaí há 4, compartilha sua experiência aterrorizante com o incêndio mais fatal nos EUA nos últimos 105 anos através do portal ND+.
Os incêndios no Havaí iniciaram-se em 8 de agosto e já fizeram pelo menos 111 vítimas, principalmente na região de Lahaina.
Trabalho e sonhos derretidos
Fidelis viu seu sustento ser consumido pelo fogo, o que levou a uma extensão inesperada de sua visita à Florianópolis, que originalmente seria de duas semanas.
‘A operadora de mergulho onde trabalhava não existe mais, até o barco foi consumido pelas chamas junto com todos os equipamentos’, relata.
Um restaurante onde Fidelis também trabalhava aos fins de semana foi igualmente devorado pelas chamas.
Luzes apagadas
Fidelis conta que a energia na cidade já havia sido cortada mesmo antes do início dos incêndios.
‘A luz já havia sido cortada na madrugada anterior (de segunda para terça). O incêndio ocorreu na terça à tarde/noite’, informa.
Voluntariado no Havaí
Daniela Lima de Aguiar, natural de Florianópolis e residente no Havaí por sete anos, vive a cerca de 30 minutos do local com a maior intensidade do incêndio. Para ajudar a população, Aguiar tem compartilhado pedidos de ajuda em seu perfil pessoal, além de se voluntariar para auxiliar na entrega de suprimentos para a população.
‘Não temos visto muito o governo. Quem está realmente ajudando são as pessoas, são elas que estão colocando a mão na massa’, afirma.
Demissões no governo do Havaí
Segundo o site People, dos Estados Unidos, Herman Andaya, diretor da gerência de combate a emergências no Havaí renunciou nesta quinta-feira (17).
A renúncia do administrador da Agência de Gerenciamento de Emergências de Maui, Herman Andaya, entra em vigor imediatamente, disse o condado de Maui. Seu posto será preenchido ‘o mais rápido possível’, segundo o prefeito do condado de Maui, Richard Bissen.
Para informações adicionais, acesse o site