Notícias
Exposição Comemorativa Tomie Ohtake Dançante Chega a São Luís
Uma Celebração ao Trabalho de Tomie Ohtake
Comemorando 20 anos do Instituto Tomie Ohtake, a exposição Tomie Ohtake Dançante chega a São Luís, proporcionando uma nova perspectiva sobre a obra de Tomie Ohtake. Esta itinerância é realizada com a articulação e o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Pintura Dança?
Os curadores Paulo Miyada e Priscyla Gomes ponderam se a pintura dança ou se é possível dançar com a pintura.
> ‘Termos como movimento, gesto, matéria, ritmo, corpo, espaço, deslocamento, partitura e coreografia, antes mesmo de serem concatenados em uma sentença verbal, se misturavam na suposição de que a obra de Tomie Ohtake dança, de que Tomie é dançante’.
Preparação da Exposição
Para preparar a exposição, os curadores conversaram com coreógrafos de diversos perfis e trajetórias ao longo de um ano, capazes de mergulhar na produção plástica de Tomie Ohtake. Neste período, os convidados conceberam obras em diálogo com a biografia e a produção de Tomie e realizaram ensaios abertos na casa-ateliê da artista, compartilhando os respectivos processos com o público.
A Exposição em São Luís
A exposição, agora em São Luís, apresenta uma seleção de obras da artista, dividida em três núcleos (rasgos e combinações, tatear a matéria, planos e profundidades) com pinturas, gravuras, estudos, maquetes e um documentário inédito dedicado a contar parte dos espetáculos produzidos por este encontro entre dança e pintura realizados pelos coreógrafos: Allyson Amaral, Cassi Abranches, Davi Pontes, Eduardo Fukushima e Bia Sano, Emilie Sugai e Rodrigo Pederneiras.
Workshop com Alysson Amaral
Alysson Amaral, um dos coreógrafos, oferecerá um workshop aberto ao público de 29 de agosto a 01 de setembro de 2023. O workshop, intitulado ‘A Memória Tem Força de Gravidade’, será realizado no Centro Cultural Vale Maranhão.
Local: Centro Cultural Vale Maranhão – Rua Direita, 159 – Centro. São Luís – MA.
Inscrições disponíveis em: Alysson Amaral é um artista da dança licenciado pela Faculdade Angel Vianna (RJ) e atuou como intérprete, criador, ator, performer e arte-educador. Ele integrou a Lia Rodrigues Companhia de Danças (RJ, 2003-2011) e participa do Bloco Afro Ilu Oba de Min desde 2011.
Como parte do projeto Tomie Ohtake Dançante, a curadoria convidou dois novos coreógrafos, em Belém e São Luís, para interpretar a produção da artista nipo-brasileira por meio da dança. Em São Luís, o convite foi direcionado ao coreógrafo Erivelto Viana. TOME TOMIE é uma performance que parte do desejo de inventar uma memória para ser dançada. A peça evoca a artista Tomie Ohtake em seus primeiros anos de vida: antes da travessia ao novo mundo, a vida do antes de atravessar, a chegada ao Porto de Santos e o deslumbramento com a cor amarela.
Erivelto Viana é um artista da dança, ator, performer e arte-educador, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Instituto Cultural Vale acredita que vivenciar a cultura permite às pessoas ampliar sua visão de mundo e criar perspectivas de futuro. Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal.
O Instituto Tomie Ohtake, fundado em São Paulo (SP) em 2001, é dedicado às artes visuais e seus cruzamentos com a educação, a arquitetura e o design. Além disso, cria conexões e trabalha em parceria com instituições nacionais e internacionais. Informações sobre a Mostra itinerante: Tomie Ohtake Dançante
A mostra estará em exibição de 19 de agosto a 12 de novembro de 2023 no Museu de Artes Visuais em São Luís. A entrada é gratuita. Local: Museu de Artes Visuais – Rua Portugal, 273 – Praia Grande, São Luís – MA.
Horários: terça – sábado, 9h – 18h, domingo, 9h – 13h. Para informações adicionais, acesse o site
Sobre Alysson Amaral
Coreógrafos Convidados
TOME TOMIE, por Erivelto Viana
Sobre Erivelto Viana
Sobre Instituto Cultural Vale
Sobre Instituto Tomie Ohtake