Notícias
Sucesso e Empoderamento – As Graduadas do Curso de Solda com Eletrodo Revestido
O empoderamento feminino e a inclusão no mercado de trabalho são temas que ganham cada vez mais relevância na sociedade atual. Em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, um projeto pioneiro da prefeitura – o ‘Mulheres Mãos à Obra’ – tem contribuído significativamente para que isso se torne uma realidade.
Graduadas do Curso de Solda com Eletrodo Revestido Ingressam no Mercado de Trabalho
Quatro mulheres que se formaram na primeira turma do curso básico de Solda com Eletrodo Revestido do projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’ da Prefeitura de Volta Redonda comemoraram o ingresso no mercado de trabalho. Três delas estão empregadas na empresa FH Service – Montagens Industriais, em Itaguaí, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, e uma foi contratada pela CBSI (Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura) para atuar na CSN, em Volta Redonda.
> “Essa conquista representa não apenas a inserção destas mulheres no mercado de trabalho, mas também um marco para a igualdade de gênero na indústria”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Yasmim Terra: Agradecimento e Sucesso
Yasmim Terra foi contratada pela CBSI e demonstra gratidão pela oportunidade.
‘O curso é gratuito e em aproximadamente quatro meses já estamos aptas para o mercado de trabalho. Me formei no final de julho, fui aprovada em dois processos seletivos e decidi continuar em Volta Redonda’, compartilhou Yasmim.
Jaqueline da Silva Pereira: Formada e Empregada
Jaqueline da Silva Pereira se formou junto com Yasmim e também já está atuando como soldadora. Ela e duas colegas de turma – Simone Augusta da Silva e Daiana Campos de Oliveira, foram contratadas pela FH Service, de Itaguaí.
‘Iniciamos nesta semana, mas em áreas diferentes dentro da empresa. É muito bom ter uma qualificação profissional. O curso fez a diferença nas nossas vidas’, relatou Jaqueline.
O Projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’
O projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’ começou em 2010 por sugestão de um grupo de mulheres do bairro Roma, que sugeriu a construção civil como foco do projeto de capacitação profissional. Desde a retomada do projeto, em 2021, mais de 300 mulheres receberam a certificação profissional.
‘Com apoio do prefeito Antonio Francisco Neto, o curso cresce a cada ano desde 2021 e dá oportunidade para as mulheres de Volta Redonda’, pontuou a secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Gloria Amorim.
Quinta Turma do ‘Mulheres Mãos à Obra’
Na próxima segunda-feira(21), as aulas inaugurais da quinta turma do ‘Mulheres Mãos à Obra’ para os cursos de Bombeira Hidráulica Predial, Eletricista Predial, Pedreira de Alvenaria Predial, Pedreira de Acabamento e Revestimento Predial, Pintura Predial, Corte Oxiacetilênico, além do curso de Solda com Eletrodo Revestido. O curso é realizado no CQP (Centro de Qualificação Profissional) Aristides de Souza, bairro Aero Clube.
Todo o material didático necessário para as aulas práticas e teóricas são ofertados gratuitamente. E cada aluna tem direito a passagem no transporte público, uniforme, lanche e Equipamento de Proteção Individual (EPI).
O Futuro do Projeto
O futuro do projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’ é promissor. O prefeito Neto celebra o sucesso das alunas.
‘A qualificação profissional é fundamental para ingressar no mercado de trabalho’, afirmou, destacando que a própria prefeitura tem aproveitado a mão de obra feminina formada no curso.
O prefeito concluiu, afirmando que o projeto continuará a crescer e a abrir portas para as mulheres de Volta Redonda.
‘Estamos comprometidos em oferecer mais oportunidades de qualificação e emprego para as mulheres em nossa cidade. Este é apenas o começo’.
Conclusão
O projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’ é uma iniciativa de grande valor social, que está contribuindo para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, através da qualificação profissional e da inserção no mercado de trabalho. A cidade de Volta Redonda e o estado do Rio de Janeiro são exemplos para o Brasil, mostrando que é possível transformar a vida das mulheres através da educação e do trabalho.
Para informações adicionais, acesse o site